Seja Bem-Vindo à Página da FPC - Federação Portuguesa de Columbofilia

Campeonatos Internacionais Mira 2017

Devido a uma ocorrência no Centro de Quarentena de Mira, a DGAV, cautelarmente, decretou, no dia 7 de Julho, no âmbito do plano de vigilância e de segurança bio-sanitária a confinação dos pombos participantes nos campeonatos internacionais de columbofilia – Mira 2017, aos pombais, ficando, assim impedidos de vir ao exterior.

Tal medida foi oficialmente levantada hoje, dia 21 de Julho, permitindo, desta forma que os pombos regressassem, de imediato, à sua actividade normal de preparação para a prova final, prevista para o dia 2 de Setembro.

Neste contexto a área desportiva da FPC irá estudar, tendo em conta o tempo que medeia até à prova final e o impacto desta paragem no plano da performance física dos pombos, um novo calendário de treinos, que será divulgado oportunamente.

Divulgam-se para conhecimento geral um vídeo e fotos hoje efectuadas no columbódromo.

Leia o comunicado na íntegra.

Campeonato do Mundo Taiwan 2018: Questão Sanitária no período de quarentena

No âmbito da participação de Portugal no Campeonato do Mundo Taiwan 2018 surgiu um problema sanitário, no decurso do período de quarentena, num pombo que integrava o lote de participantes na selecção nacional.

Leia o Comunicado da Direcção onde se dá a conhecer o âmbito e as medidas tomadas pela DGAV e FPC.

LEILÃO SOLIDÁRIO - Vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande (10 a 17 de Julho)

Em resposta ao apelo lançado pela Federação aos columbófilos portugueses a participarem neste gesto de amor e solidariedade com aqueles que, de um momento para o outro, viram as suas vidas desfeitas, perdendo familiares, as suas casas e bens inicia-se hoje um Leilão de 76 pombos. Os columbófilos solidários indicaram o valor de saída que pretendiam para os pombos que ofereceram para esta causa assumindo, desde logo, esse valor, como uma licitação sua.

A FPC apela à participação e generosidade de todos os columbófilos através da licitação destes pombos. O montante obtido no Leilão Solidário reverterá a 100% para as vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande e a FPC acrescentará a este montante um donativo correspondente a 10 € por cada pombo leiloado. O objectivo é obter-se um montante significativo que será doado em nome dos columbófilos portugueses.

A POMOR associou-se ao Leilão Solidário oferecendo gratuitamente o serviço de recolha dos pombos participantes nos ofertantes e entrega aos respectivos compradores.

Consulte a Lista de Pombos em Leilão e faça as suas licitações. Os códigos de licitação são os mesmos utilizados nos Leilões de Mira. Se ainda não tem um registo para licitar, pode solicitá-lo através de Formulário On-Line.

Início do leilão: 10 de Julho de 2017, Final do leilão: 17 de Julho de 2017

PARTICIPE, SEJA SOLIDÁRIO!

Campeonato de Fundo Nacional 2017

Não tendo ocorrido reclamações no prazo estabelecido, passaram a homologadas e definitivas as classificações por Columbófilos e Melhores Pombos do Campeonato de Fundo Nacional (Valência) 2017.

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes!

Campeonatos Internacionais Mira 2017

Para conhecimento geral publicam-se as listas com os pombos e equipas participantes nos Campeonatos de Mira 2017, assim como o respectivo calendário de treinos. Os prémios do Grand Prix foram também actualizados, conforme o número de inscrições efectivas.

Solicita-se, assim, a todos os participantes que verifiquem a correcta alocação dos pombos às provas e campeonatos para os quais foram inscritos. Em caso de eventual discrepância, deverão solicitar a correcção, por escrito, até ao dia 12 de Julho. Até essa data admite-se ainda a activação de pombos para o FCI Grand Prix de Portugal devendo os respectivos proprietários manifestar essa intenção através de comunicação escrita e proceder ao pagamento da taxa de inscrição correspondente.

Comunicado Campeonatos Nacionais - Fundo 2017

Face ao cancelamento da segunda prova nacional de fundo (Valência), a Direcção da FPC vem esclarecer, em comunicado, quais as provas que virão a contar para o apuramento e classificações dos Campeonatos Nacionais - Fundo 2017, nas vertentes classificativas do Columbófilo e do Pombo Ás.

Leia atentamente o comunicado

Prova Nacional de Fundo, Valência, 25 de Junho

A Direcção da Federação Portuguesa de Columbofilia, após ponderada análise às condições meteorológicas previstas para a 2ª prova Nacional de Fundo, Valência, calendarizada para o próximo dia 25 de Junho, veio a deliberar:

  1. Não realizar a prova de Valência no dia 25 de Junho.
     
  2. Proceder ao cancelamento definitivo da 2ª Prova Nacional de Fundo, sendo os prémios atribuídos com base nos resultados e classificações da 1ª prova realizada no dia 20 de Maio.

Leia atentamente:

CLASSIFICAÇÕES DA 1ª PROVA DE FUNDO NACIONAL

Estão disponíveis as Classificações da 1ª Prova de Fundo Nacional, com base nos resultados distritais completos.

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes!

Portal de Classificações Nacionais 2017

Está disponível o Portal de Classificações Nacionais para a época desportiva de 2017. A partir de agora, pode acompanhar semanalmente a evolução do Ranking dos Campeonatos Nacionais acedendo à respectiva secção.

Congresso federativo – 31 de Março de 2017

Nos termos do disposto no artigo 20º, n.º 1 alínea a) dos Estatutos Federativos realiza-se o Congresso da Federação Portuguesa de Columbofilia, no dia 31 de Março de 2017, pelas 20.30 horas, na sala de reuniões do Hotel D.ª Inês.

Estão disponíveis os seguintes documentos: Convocatória e ordem de trabalhos, relatório de actividades, balanço e contas e relatório e parecer do Conselho Fiscal.

Portal de Classificações Distritais

A Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) disponibiliza um novo portal ao serviço dos seus associados: o Portal de Classificações Distritais. Assente nos mesmos princípios de transparência, rigor e celeridade que o Portal de Classificações Nacionais, o novo Portal de Classificações Distritais disponibiliza as classificações completas de todos as Associações Distritais num único local centralizado, permitindo, em simultâneo, que as Associações Distritais continuem a divulgar as suas classificações nos seus sites institucionais.

» Leia a notícia completa do lançamento do portal

Regulamento Campeonato Ibérico 2017

Para conhecimento das Associações, Colectividades e Columbófilos divulga-se o Regulamento Campeonato Ibérico 2017.

Critérios para a Constituição de Selecções Nacionais

Para conhecimento geral divulgam-se os critérios definidos pela Direcção da FPC para a constituição das selecções nacionais que representarão o país no Campeonato do Mundo e no Campeonato do Mundo de Jovens.

Até 20 de Fevereiro os jovens columbófilos com idade inferior a 25 anos poderão candidatar-se a integrar a selecção nacional.

Actualização: O documento foi complementado com a lista dos seleccionados para o Campeonato do Mundo Seniores.

Leia atentamente os Critérios de Selecção.

Portugal Vice-Campeão Olímpico e Medalha de Bronze

Já são conhecidas as classificações dos “atletas” portugueses que representaram a selecção nacional na 35ª edição das Olimpíadas de Columbofilia. Para além de outras classificações honrosas Portugal obteve especial destaque com os seguintes resultados:

  • Vice-campeão olímpico, em sport velocidade, com o pombo 3102028/13, propriedade de Campos & Flanders Collection, da ACD Aveiro, com um coeficiente de 12,8000;
  • Medalha de bronze na categoria absoluta, com o pombo 3475334/13, propriedade de Sílvio Manuel Domingues Vilar, da ACD Aveiro, com um coeficiente de 27,0684.

A Direcção da Federação expressa uma especial felicitação aos medalhados pelo êxito alcançado a qual é extensiva aos restantes columbófilos participantes na selecção nacional sport e standard. Poderá ainda consultar as classificações completas aqui: Classificações Sport, Standard e Standard por Países.

Regulamento Campeonatos Nacionais 2017

Para conhecimento das Associações, Colectividades e Columbófilos divulga-se o Regulamento Campeonatos Nacionais 2017.

Alertamos que, até 15 de Fevereiro de 2017, as Associações terão de enviar à FPC a lista de campeonatos com que tencionam participar nos campeonatos de âmbito nacional, assim como o regulamento dos campeonatos distritais e a designação e constituição, em termos de colectividades, dos vários âmbitos (distritais, zonas, blocos, grupos, etc.).

Sugere-se a leitura atenta deste regulamento.

Regulamento Provas Nacionais de Fundo 2017

Para conhecimento das Associações, Colectividades e Columbófilos divulga-se o Regulamento Provas Nacionais de Fundo 2017.

Sugere-se a leitura atenta deste regulamento nomeadamente no que respeita ao novo quadro de prémios.

Novo Regulamento de Columbódromos

Na sequência de um conjunto de exigências por parte da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e no sentido de credibilizar as provas e os resultados obtidos pelos concorrentes, divulga-se para conhecimento geral o Regulamento de Columbódromos com as alterações aprovadas em Reunião de Direcção realizada em 16 de Dezembro de 2016.

Portal do Columbófilo - Perguntas e Respostas

Estão disponíveis documentos com Perguntas e Respostas relativos às seguintes temáticas:

Estão também disponíveis Vídeos de Apresentação e Demonstração que exemplificam diversas tarefas no portal.

Reformulação dos Perdidos e Achados

A FPC disponibiliza, a partir de hoje, um serviço “Perdidos e Achados” completamente reformulado, com vista a melhorar a qualidade e rapidez deste serviço, assim como dotar os sócios, colectividades e associações de maior autonomia no acompanhamento e gestão dos processos de recuperação.

Integrado com o Portal do Columbófilo, as vantagens do novo sistema incluem:

  • Ao comunicar um pombo, o achador sabe imediatamente qual o proprietário e dados de contacto;
  • Quando um pombo é comunicado, o proprietário recebe um SMS e/ou email a informar do achador;
  • Achador e proprietário podem acompanhar o estado do processo e interagir com o mesmo (marcar pombo como recuperado, pedir 2ª via, etc.);
  • Cada utilizador tem acesso às suas listas personalizadas de pombos comunicados e achados.

Clique aqui para saber mais sobre o novo sistema de Perdidos e Achados

44.ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia

Estão disponíveis para consulta as Classificações Sport e Classificações Standard da Exposição Nacional.

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes!

Alerta – Vacinação

Tendo vários columbófilos e colectividades questionado a Federação sobre as vacinas que poderão ser legalmente utilizadas na prevenção da doença de Newcastle, bem como, de quais os procedimentos em vigor para a comprovação do ato de vacinação junto da F.P.C., chama-se a vossa melhor atenção para a leitura do comunicado emitido pela Direcção da Federação e para o estrito cumprimento das disposições aí contidas.

Perdidos e Achados

Encontrou um pombo-correio extraviado? Comunique aqui o seu achamento.