Seja Bem-Vindo à Página da FPC - Federação Portuguesa de Columbofilia

Comunicado 8 Maio 2020

A Federação Portuguesa de Columbofilia foi interpelada, ontem, dia 7 de Maio de 2020, pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), que refere só estar permitida a prática desportiva feita ao ar livre e sem qualquer carácter competitivo, mas tão só de lazer.

Na sequência de tal interpelação, a FPC manifestou perante o IPDJ a sua posição, aguardando o cabal esclarecimento de toda a situação. Convocou, ainda, com carácter de urgência para o dia de ontem, uma reunião com todas as Associações Columbófilas Distritais, a fim de lhes dar conhecimento de toda a situação.

A FPC lamenta, profundamente, o sucedido, mas não deixará de cumprir todas as determinações do IPDJ. Consequentemente, qualquer competição desportiva ou prova encontra-se, neste momento e até orientações em contrário, suspensa, não podendo a prática desportiva realizar-se em contexto competitivo, só podendo ser praticada em treino de lazer. Quaisquer listagens de encestamento e chegadas de pombos, retiradas dos equipamentos individuais, são para mero conhecimento individual de cada columbófilo.

Relembramos a necessidade de cumprimento, por todos, de todas as regras de higiene e segurança pessoal durante a prática desportiva de lazer.

Leia o comunicado completo

Mira 2020 - Entrega de Pombos no Columbódromo

Concluído o período de Estado de Emergência Nacional, volta a ser possível entregar pombos directamente no Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, para efeitos de competição nos Campeonatos Internacionais de Mira 2020. Solicitamos, no entanto, que sejam cumpridas as indicações da Direcção-Geral de Saúde (DGS), nomeadamente no que respeita ao uso de Equipamento de Protecção Individual (EPI) e à prática de distanciamento social e etiqueta respiratória.

Em alternativa, poderá continuar a utilizar empresas de transporte devidamente habilitadas para o transporte de animais.

Para mais informações, consulte as Condições Gerais dos campeonatos.

Asas Solidárias - Projecto de Solidariedade da FPC

A Federação Portuguesa de Columbofilia apresenta o Asas Solidárias, um projecto de solidariedade criado na sequência da pandemia de Covid-19, para, no imediato, responder à necessidade de angariação de material de protecção individual (como máscaras, luvas e viseiras) para os columbófilos portugueses.

Porque juntos voamos mais longe, o Asas Solidárias está a ser desenvolvido pela FPC em estreita ligação com diversas entidades e empresas com o objectivo de angariar, com a maior brevidade possível, o material de protecção individual necessário para que todos os columbófilos possam praticar a modalidade em segurança.

Plano de Contingência - COVID-19

Divulgam-se, para conhecimento geral, as medidas do Plano de Contingência - COVID-19.

Este plano foi elaborado pela Medisigma - empresa acreditada em Medicina, Higiene e Segurança no Trabalho - em estreita colaboração com a Federação Portuguesa de Columbofilia e diversas entidades da área da Saúde. O cumprimento das normas estabelecidas neste plano tem carácter obrigatório, a partir do reinício da época desportiva 2020.

Regras transitórias e excepcionais para a época desportiva 2020

Face à suspensão da época desportiva 2020, decorrente da pandemia provocada pelo COVID-19, torna-se necessário adaptar o Regulamento Desportivo Nacional, em especial no que respeita ao número de provas que compõem os campeonatos de especialidade e o campeonato geral, bem como à adaptação do Regulamento dos Campeonatos Nacionais 2020.

Nesse sentido, a Direcção da Federação Portuguesa de Columbofilia deliberou aprovar normas transitórias e excepcionais para a época desportiva de 2020.

Mira 2020 - Alargamento da Entrega de Pombos e Alteração da Data da Prova

Tendo em conta os desenvolvimentos relativos à epidemia provocada pelo vírus (Covid-19) e pelas restrições implementadas pelo governo Português, a Direcção da Federação Portuguesa de Columbofilia decidiu realizar duas alterações ao regulamento dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia MIRA 2020:

  • Data da recepção dos pombos – alargar o prazo até ao dia 30 de Junho de 2020.
  • Data da prova final – realizar a prova final no dia 24 de Outubro de 2020.

Consulte todas as informações relativas aos Campeonatos de Mira 2020

Declaração de Localização de Pombal

Os Columbófilos com pombos recenseados que, no âmbito das suas deslocações, necessitem atestar a localização do seu pombal, poderão emitir uma Declaração de Localização de Pombal, através do Portal do Columbófilo. Essa declaração inclui a identificação do Columbófilo, o número de pombos recenseados, as coordenadas do pombal e a morada do mesmo, obtida por georreferenciação reversa, assim como um código de síntese que permite a terceiros verificar a integridade do documento.

No caso em que os pombos estão inscritos em nome de uma sociedade, a declaração deverá ser emitida através da licença da própria sociedade, designando um dos sócios constituintes como sendo o titular da declaração.

Caso o Columbófilo não se possa deslocar ao pombal e deseje delegar o tratamento dos pombos noutra pessoa, poderá redigir uma declaração nesse sentido. É disponibilizado no Portal do Columbófilo um modelo de declaração de tratador que poderá ser utilizado para o efeito.

Federação Portuguesa de Columbofilia adquire Columbofilia.Net

O Portal Columbofilia.Net foi fundado em 2006 pela Duodata.Net, em parceria com a Federação Portuguesa de Columbofilia. Como parte do processo de internalização de serviços informáticos iniciado pela FPC em 2019, a FPC adquiriu o Columbofilia.Net, passando a ser responsável directa pela sua administração e manutenção.

Nesta fase de transição, o portal será alvo de algumas alterações que visam melhor servir a estrutura columbófila. Continuamos, como sempre, receptivos a todas as opiniões e sugestões que nos queiram transmitir, através da página de contactos.

Expressamos o nosso agradecimento à Duodata.Net pela forma como conduziu este projecto desde a sua implantação até à transição para a FPC.

Critérios de Selecção e Lista de Convocados

Para conhecimento geral, publicam-se os Critérios de Selecção para a constituição de selecções nacionais e a Lista de Convocados.

Gabinete Veterinário

A Federação Portuguesa de Columbofilia passa a disponibilizar aos columbófilos os serviços do Veterinário Oficial, através do gabinete veterinário.

Assim, os interessados poderão contactar o Dr. José Luís Cruz, às 2.ª e 4ª feiras das 20:00 às 22:00 horas, através do telemóvel n.º 916190965, ou através do e-mail: veterinario@fpcolumbofilia.pt.

Regulamento Campeonatos Nacionais 2020

Para conhecimento geral divulga-se o Regulamento dos Campeonatos Nacionais 2020.

Recenseamento de pombos estrangeiros – Norma transitória

A Federação Portuguesa de Columbofilia, ao lançar a taxação do recenseamento dos pombos com anilha oficial estrangeira, medida já igualmente adoptada por inúmeras federações, visou antes de mais criar condições de transparência e rigor no que respeita à correcta identificação genealógica dos pombos-correio, ao cumprimento da lei e dos regulamentos, à protecção do pombo-correio português e dos columbófilos portugueses e, finalmente, prevenir situações que poderão acarretar problemas de ordem legal e sanitária para os columbófilos e estrutura associativa, senão atente-se, entre outras questões, naquelas que constam do comunicado da Direcção da FPC.

Perdidos e Achados

Encontrou um pombo-correio extraviado? Comunique aqui o seu achamento.