Nacional de Fundo 2024

Consulte todas as informações da Prova Nacional de Fundo 2024 no site do evento.

Seleção nacional para participação nas Competições Internacionais na modalidade One Loft Race

Divulgam-se os critérios adotados para a constituição das seleções nacionais para participação nas Competições Internacionais na modalidade One Loft Race, publicando-se ainda a lista de convocados.

Veja aqui se foi selecionado e prepare-se para ajudar Portugal a atingir resultados de excelência nas competições internacionais.

Campeonatos de Mira 2024

A Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) informa que já se encontram abertas as inscrições para os Campeonatos Internacionais de Columbofilia Mira 2024, cuja final está marcada para 21 de setembro. Todos os regulamentos estão disponíveis para consulta aqui.

A FPC apresenta também um site inteiramente dedicado a este evento, onde os participantes e interessados poderão encontrar informações, fotografias, notícias e outros recursos de relevo.

Mira vai voltar a receber a grande festa da Columbofilia em setembro deste ano, numa iniciativa única que reúne columbófilos de todo o mundo, competições emocionantes e momentos imperdíveis de camaradagem e família.

A Federação incentiva todos os columbófilos a não perderem esta oportunidade de participar num dos eventos mais prestigiados do calendário internacional. Inscreva-se, explore os regulamentos e mantenha-se atualizado através do site!

Olimpíadas Columbófilas 2024 - Resultados

É com grande orgulho que a Federação Portuguesa de Columbofilia partilha os resultados alcançados por Portugal na 38ª Olimpíada Columbófila, o mais prestigiado evento mundial da modalidade, que se encontra a decorrer em Maastricht, na Holanda.

O nosso país conquistou o terceiro lugar do pódio na categoria Fundo 1 ano, com o pombo com a anilha 1505637/21, propriedade de Maximiano José Beito Gomes, da ACD Braga, entre outras honrosas classificações disponíveis aqui.

Olimpíadas Columbófilas 2024 - Seleção Nacional

A Federação Portuguesa de Columbofilia publica a composição da Seleção Nacional de Columbofilia que vai participar na 38ª Olimpíada Columbófila, a decorrer em Maastricht, na Holanda, entre 26 e 28 de janeiro.

Todas as informações oficiais sobre as Olimpíadas estão disponíveis no site oficial. Siga a página da FPC no Facebook para acompanhar em detalhe a participação portuguesa.

FCI World Best Pigeon 2023

Publicam-se os resultados da competição internacional organizada pela Federação Columbófila Internacional, desde 2019, que premeia os melhores pombos mundiais, com base na performance das provas do ano: o World Best Pigeon 2023.

Destacam-se os resultados dos pombos portugueses, nomeadamente a conquista do primeiro e terceiro lugares em Velocidade e o segundo e terceiro em Meio-fundo.

Em Velocidade o grande vencedor foi o pombo 0045853/20 de Manuel Silva Sousa e o pombo com a anilha 1219542/21, de António Bruno Silva Barbosa, alcançou o terceiro lugar do pódio.

No que respeita a Meio-fundo, o segundo classificado foi o pombo com a anilha 0175978/20, propriedade de João Pedro Ferreira Dias e o terceiro lugar do pódio foi ocupado pelo pombo 1267048/21, da SAD/Barroca.

A Federação Portuguesa de Columbofilia felicita todos os premiados, em especial os columbófilos portugueses pelas suas meritórias conquistas que nos enchem de orgulho!

Recenseamento 2024

A época de recenseamento normal irá decorrer de 15 de novembro até 30 de novembro de 2023.

Consulte atentamente as Circulares do Recenseamento.

Chama-se a especial atenção para as seguintes novidades para o recenseamento 2024:

a) Os columbófilos que se encontrem na situação prevista no artigo 6.º, n.º 4, do novo RDN (columbófilos com pombal instalado em freguesias ou união de freguesias, localizadas na fronteira com outros distritos) e que pretendam mudar de distrito, deverão obter as respetivas autorizações (do clube e da Associação Distrital do distrito vizinho), nos termos do novo RDN, até ao dia 30 de outubro de 2023. As Associações Distritais que aceitem a inscrição do columbófilo com pombal instalado noutro distrito, mas em freguesias ou união de freguesias, localizadas na fronteira do seu distrito, comunicam, até 10 de novembro de 2023, à FPC, através de formulário próprio que será fornecido por esta para o efeito, a lista de columbófilos aceites;

b) Como forma de incentivar a participação das mulheres na Columbofilia, a Direção da FPC deliberou isentar do pagamento da licença federativa as novas praticantes desportivas do sexo feminino, desde que se verifiquem as seguintes condições cumulativas:

1. Tratar-se de nova praticante desportiva sem licença federativa relativa a 2023 paga;

2. Na coordenada do pombal da nova praticante desportiva exista um outro sócio individual com quota federativa relativa ao ano 2024 paga.

A Direção da Federação Portuguesa de Columbofilia deliberou, ainda, isentar do pagamento da licença federativa os novos sócios coletivos em que um dos seus membros seja uma nova praticante desportiva isenta nos termos do parágrafo anterior.

A isenção aqui prevista não abrange o seguro desportivo e não abrange a quota federativa variável, cujo pagamento é sempre devido.

c) O programa informático para a realização do recenseamento sofrerá alterações. A FPC disponibilizará, antes do início do recenseamento, o manual de instruções para a realização do recenseamento no programa informático atualizado.

Regulamentos de Campeonatos para a Época Desportiva 2024

A Federação Portuguesa de Columbofilia divulga os seguintes regulamentos para a Época Desportiva 2024:

Regulamento dos Campeonatos Nacionais

Regulamento da Prova Nacional de Valência

Regulamento da Prova Clássica de Barcelona

Consulte os novos regulamentos e prepare a sua época desportiva 2024.

Novo Regulamento Desportivo 2024

Após um longo período de reflexão e debate, participado por toda a estrutura, a Direção da Federação Columbofilia publica e dá a conhecer e publica o novo Regulamento Desportivo Nacional, que terá plena aplicação para a época desportiva 2024 que se aproxima.