Seja Bem-Vindo à Página da FPC - Federação Portuguesa de Columbofilia

Último Leilão – Campeonatos Internacionais de Mira 2019

Como é habitual, o valor de saída no último leilão é de apenas 20 Euros.

Lote 6 C – Início 16 de Outubro – Fecho 22:00h de 21 de Outubro (segunda-feira)

Neste lote encontrará pombos de columbófilos provenientes de 18 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, França, Grécia, Itália, Malta, Noruega, Portugal, Reino Unido, Roménia e Suíça. Encontrará também 6 pombos de 2018 participantes nos campeonatos de Mira do ano passado.

Lote 6 D – Início 16 de Outubro – Fecho 22:00h  de 22 de Outubro (terça-feira)

Neste lote encontrará pombos de columbófilos provenientes de 15 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Espanha, França, Grécia, Iraque, Itália, Malta, Portugal e Reino Unido, Roménia. Encontrará também 7 pombos de 2018 participantes nos campeonatos de Mira do ano passado.

Esta é a última oportunidade para adquirir um borracho com provas dadas pelo valor a partir de 20 Euros. Ocasião única! Consulte os pedigrees e a performance dos pombos em leilão e faça as suas opções entre os nomes consagrados a nível nacional e internacional!

Se ainda não está registado como licitador na FPC preencha o respectivo formulário on-line.

Recenseamento de pombos estrangeiros – Norma transitória

A Federação Portuguesa de Columbofilia, ao lançar a taxação do recenseamento dos pombos com anilha oficial estrangeira, medida já igualmente adoptada por inúmeras federações, visou antes de mais criar condições de transparência e rigor no que respeita à correcta identificação genealógica dos pombos-correio, ao cumprimento da lei e dos regulamentos, à protecção do pombo-correio português e dos columbófilos portugueses e, finalmente, prevenir situações que poderão acarretar problemas de ordem legal e sanitária para os columbófilos e estrutura associativa, senão atente-se, entre outras questões, naquelas que constam do comunicado da Direcção da FPC.

Recenseamento 2020

A época de recenseamento normal decorre de 1 a 31 de Outubro de 2019. Durante este período, deverá ser usado o programa RecPom 2020 para efectuar o recenseamento e o envio dos dados à FPC. As Colectividades deverão aceder ao Portal do Columbófilo, utilizando a senha de acesso da colectividade, para descarregar o programa de instalação do RecPom 2020.

Consulte atentamente as Circulares e Documentação do Recenseamento.

De destacar que, depois de terminado o prazo do recenseamento normal, todas as operações serão realizadas no Portal do Columbófilo, incluindo o recenseamento de pombos adicionais, a transferência de pombos entre equipas, a designação de pombos e a emissão de mapas de vacinação, entre outras. Oportunamente serão divulgadas, através de circular federativa, os prazos e condições dessas operações.

Finalização dos Leilões dos Campeonatos Internacionais Mira 2019

Já a partir do 2º leilão, a finalização dos leilões terá ligeiras alterações. Assim, os pombos que não tenham sido alvo de licitação no decurso normal do leilão, poderão agora ser licitados durante o período de prolongamento, até que todos os pombos estejam fechados.

MIRA 2019 Auctions – Information for International Bidders

If you intend to bid and buy pigeons in MIRA OLR 2019 auctions, we inform you that we can provide the transport to the International Pigeon Market in KASSEL.

Date of the exhibition and the delivery of the pigeons: 26th of October 2019
Address of the exhibition: Damaschkestraße 55, 34121 Kassel, Germany.
The pigeons will be delivered in the MIRA OLR Stand number 148.

The GPLOFT company will provide the transport of the pigeons to KASSEL exhibition and also to several countries. The transport of each pigeon to KASSEL will cost 50,00 euros. The responsability for the transport is the sole responsability of the bidder.

SHIPPING PRICES (Check the countries where pigeons can be sent): https://www.gploft.com/en/courier-pigeon.aspx

Do not miss the opportunity to buy high quality pigeons in MIRA 2019 auctions

Classificações da Prova Final

Neste momento, todos os campeonatos estão fechados (25% dos pombos encestados). Consulte as Classificações da Prova Final, que continuarão a ser actualizadas à medida que os pombos faças a sua entrada no Columbódromo de Mira.

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes!

Envio de Pedigrees dos Pombos Participantes

A organização relembra a necessidade de envio do Pedigree dos pombos participantes nos Campeonatos de Mira até à data da prova final. A falta deste documento implicará uma penalização de 50% no valor de eventuais prémios e retirará o direito à comparticipação no valor da venda dos pombos em leilão.

Campeonatos Nacionais 2019

Está disponível o Ranking dos Campeonatos Nacionais 2019, actualizado a 18 de Julho.

Campeonado Nacional de Fundo

Para conhecimento geral, publicam-se as Classificações Provisórias do Campeonato Nacional de Fundo, actualizadas a 19 de Junho.

Aceitam-se eventuais reclamações, desde que efectuadas por escrito, devidamente fundamentadas e entradas na FPC até às 20:00h, do próximo dia 27 de Junho de 2019.

Exposição Columbófila de 2020 tem novas regras

A Direcção da Federação em consonância com o Conselho de Arbitragem definiu novas regras para a participação nas Exposições. Estas alterações pretendem atingir, entre outros, os seguintes objectivos:

  • Desmitificar e reconduzir o conceito de Standard à sua definição original, isto é, julgar a aptidão do pombo para ser um bom atleta, para obter as melhores performances desportivas, valorizando as suas propriedades físicas e outras ligadas ao voo, em detrimento de outras que pouco têm a ver com esta finalidade.
  • Incutir nos columbófilos o orgulho e a honra de representar o país ao mais elevado nível competitivo.
  • Criar incentivos à realização de campeonatos de Borrachos.

Leia o Comunicado e os quadros definidores da participação nas classes de Sport e Standard

Perdidos e Achados

Encontrou um pombo-correio extraviado? Comunique aqui o seu achamento.