FNatal 2025

Comunicado

A Federação Portuguesa de Columbofilia informa que, na sequência de reunião com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e em complemento ao anteriormente comunicado, os treinos, individuais ou coletivos, são permitidos desde que os locais de solta se encontrem fora das zonas de restrição sanitária.

Nesse sentido, a Federação Portuguesa de Columbofilia disponibiliza informação atualizada relativa às zonas de restrição sanitária, de acordo com os editais divulgados pela DGAV. Estas zonas correspondem a áreas com focos ativos e áreas afetadas, devendo a informação ser consultada regularmente por todas as associações, coletividades e columbófilos, em especial antes da realização dos treinos.

Apela-se ao rigoroso cumprimento das normas em vigor, as quais deverão ser integralmente respeitadas até que sejam comunicadas alterações à decisão atualmente em vigor. A Federação Portuguesa de Columbofilia continuará a acompanhar a situação de forma permanente, divulgando oportunamente todas as atualizações relevantes.

51.ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia

Já está disponível o programa oficial da 51.ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia. No site da exposição poderá consultar diversa informação sobre a exposição, incluindo detalhes do programa, organização, horários e outras informações relevantes.

O evento decorre de 9 a 11 de janeiro, no Estoril, e é organizado pela FPC em parceria com a ACD Lisboa.

Resultados Eleitorais FPC – Mandato 2026-2029

Realizaram-se hoje, dia 13 de dezembro, as eleições para os órgãos sociais da FPC.

Como é do conhecimento geral, apresentou-se uma única lista, encabeçada por António José Branco.

Participaram no ato eleitoral trinta e um delegados do Congresso.

Conheça os resultados da votação aqui.

Eleições dos órgãos sociais da FPC para o mandato 2026-2029

A Federação Portuguesa de Columbofilia informa que terminou o prazo para a entrega de candidaturas aos órgãos sociais para o quadriénio 2026-2029. Dentro do período estipulado, foi rececionada pelos serviços administrativos uma única lista candidata, identificada pela letra “A”.

A lista “A” é liderada por António José Ferreira Branco, candidato ao cargo de Presidente da FPC. Convidamos todos os interessados a consultar o programa eleitoral e a conhecer em detalhe os candidatos que integram esta proposta para os diversos órgãos sociais da Federação.

O Congresso eletivo terá lugar no próximo dia 13 de dezembro de 2025 (sábado), entre as 10h30 e as 17h00, na sede da FPC, situada no Auditório do Mira Center, Rua do Matadouro, Valeirinha, 3070-436 Mira. Apela-se aos delegados ao Congresso recentemente eleitos que exerçam o seu direito de voto, contribuindo ativamente para a vida democrática da Federação.

Eleições dos órgãos sociais da FPC para o mandato 2026-2029

No próximo dia 13 de dezembro de 2025, entre as 10h30 e as 17 horas, realizar-se-ão as eleições para os órgãos sociais da Federação Portuguesa de Columbofilia.

As listas candidatas deverão ser apresentadas na sede da Federação Portuguesa de Columbofilia até ao dia 2 de dezembro de 2025.

Consulte toda a documentação relacionada com a apresentação de candidaturas aqui.

Processo Eleitoral – Mandato 2026-2029

A Federação Portuguesa de Columbofilia disponibiliza a informação relativa aos resultados do processo eleitoral dos delegados ao Congresso para o mandato 2026-2029 e agradece a colaboração de todos os envolvidos.

Consulte os resultados aqui.

COMUNICADO

Na sequência de notificação e determinação emitida pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a Federação Portuguesa de Columbofilia informa que, face ao aumento significativo de focos de Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) em vários Estados Membros da União Europeia e à atual circulação do vírus no território nacional — situação que representa um nível de risco muito elevado de disseminação da doença — fica determinada a suspensão da realização de exposições, treinos coletivos ou individuais, bem como quaisquer outras atividades desportivas no âmbito do desporto columbófilo, até indicação em contrário.

Pode ser consultada informação mais detalhada no Edital n.º 37 da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Processo eleitoral – mandato 2026-2029

Por questões logísticas, a mesa de voto relativa à área geográfica da ACD Beja será no Edifício do Nerbe, sito R. Cidade de São Paulo, 7800-453 Beja. A eleição para delegados ao Congresso representantes das coletividades e dos columbófilos decorre no dia 22 de novembro de 2025, entre as 10 horas e as 20 horas

Processo eleitoral – mandato 2026-2029

Por questões logísticas, a mesa de voto relativa à área geográfica da ACD Lisboa será na sede da SOCIEDADE COLUMBÓFILA DE TORRES VEDRAS, sita na Rua Sociedade Columbófila, n.º 2, 2560-284 Torres Vedras. A eleição para delegados ao Congresso representantes das coletividades e dos columbófilos decorre no dia 22 de novembro de 2025, entre as 10 horas e as 20 horas

Processo eleitoral – mandato 2026-2029

Encontrando-se definitivamente validadas as candidaturas a delegados ao Congresso representantes de columbófilos e de coletividades, divulgam-se as listas de candidatos que serão submetidos a sufrágio no dia 22 de novembro de 2025

Processo eleitoral – mandato 2026-2029

A Federação Portuguesa de Columbofilia disponibiliza neste espaço toda a informação relativa ao processo eleitoral para o mandato 2026-2029.

Relembra-se que já se encontram publicadas as convocatórias para a eleição de delegados ao Congresso, que se realizará no dia 22 de novembro de 2025. As candidaturas podem ser apresentadas até ao dia 6 de novembro de 2025.

Conheça toda a informação, permanentemente atualizada aqui.

Recenseamento 2026

Informa-se que já se encontra disponível o Portal de Recenseamento 2026, ao qual poderá aceder aqui.

A época de recenseamento normal decorrerá entre 15 de outubro a 15 de novembro de 2025.

Recomenda-se a todos os columbófilos e clubes que consultem atentamente as Circulares do Recenseamento, de forma a garantir o correto cumprimento de todos os procedimentos e requisitos aplicáveis.

Comunicado

Os columbófilos abrangidos pela situação prevista no artigo 6.º, n.º 4, do RDN — isto é, aqueles que possuam pombal instalado em freguesias ou uniões de freguesias localizadas na fronteira com outros distritos — e que pretendam proceder à mudança de distrito, deverão obter previamente as respetivas autorizações (do clube e da Associação Distrital do distrito para onde desejam concorrer) até ao dia 6 de outubro de 2025.

As Associações Distritais que aceitem a inscrição de columbófilos com pombal situado fora do seu distrito deverão comunicar essa decisão à FPC, impreterivelmente, até 10 de outubro de 2025. Qualquer pedido apresentado fora do prazo não será considerado.

Informa-se, ainda, que o processo de recenseamento decorrerá entre os dias 15 de outubro e 15 de novembro de 2025.

Campeonatos Nacionais 2025 – Classificações Homologadas

A Federação Portuguesa de Columbofilia informa que as Classificações dos Campeonatos Nacionais 2025 já se encontram oficialmente homologadas.

Com esta homologação, ficam oficializados os resultados alcançados pelos columbófilos participantes, nas diferentes categorias e especialidades em competição.

Pode consultar as classificações aqui

51.ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia

A Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC), em parceria com a Associação Columbófila do Distrito de Lisboa, anuncia a realização da 51.ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia, que terá lugar de 9 a 11 de janeiro de 2026, no Centro de Congressos do Estoril.

Mais informações no site do evento, onde poderá consultar o cartaz.

Adiada a Prova Final dos Campeonatos Internacionais de Mira 2025

A Federação Portuguesa de Columbofilia informa que, por motivos de força maior, a prova final dos Campeonatos Internacionais de Mira 2025 foi adiada para o dia 25 de outubro (sábado).

A decisão foi tomada na sequência de constrangimentos imprevistos no processo de montagem do novo pombal, que inviabilizaram a conclusão dos trabalhos dentro do prazo inicialmente estimado. Apesar dos esforços desenvolvidos, tornou-se necessário ajustar a data da prova final para garantir todas as condições previstas.

Entretanto, os pombos participantes já foram transferidos para a nova instalação, onde em breve irão iniciar o seu processo de adução e treino, em condições adequadas à preparação para a prova.

A nova data permitirá assegurar todas as condições técnicas e logísticas necessárias, bem como garantir que os pombos se apresentem na sua melhor forma desportiva, mantendo a exigência competitiva da prova e valorizando o empenho de todos os participantes.

A Federação agradece a compreensão de todos e espera que esta alteração seja acolhida de forma positiva, com a confiança de que contribuirá para uma prova final ao nível das expectativas dos participantes e da qualidade alcançada nas edições anteriores.

Disponibilizamos um vídeo ilustrativo da nova instalação.

Prova Clássica Nacional de Barcelona 2025 – Comunicado

A Federação Portuguesa de Columbofilia comunica que, face às condições meteorológicas previstas para o dia 28 de junho — data em que estava agendada a realização da prova — decidiu cancelar a prova Clássica Nacional de Barcelona 2025.

Consulte o comunicado oficial para mais informações.

Prova Nacional de Valência 2025 - Comunicado

Face às condições meteorológicas adversas previstas para o próximo sábado, 31 de maio — data em que estava prevista a realização da prova — a Federação Portuguesa de Columbofilia decidiu não realizar a Prova Nacional de Valência 2025.

Consulte o comunicado oficial com todos os detalhes.

Portugal vence todas as categorias do Ranking Ases Ibero-Latino-Americano 2024 – Grupo A

Portugal brilhou na 8ª edição do Ranking Ases Ibero-Latino-Americanos, prestigiada competição internacional organizada pela AILAC, ao sagrar-se vencedor absoluto do Grupo A, superando Argentina, Brasil, Cuba, Espanha e México. O nosso país dominou por completo as Categorias A e B, alcançando todos os lugares do pódio.

Categoria A (5 prémios entre 100 e 400 km): 1º lugar - NR Sad (2405330/2022), 2º lugar - Miranda e André (2486118/2022) e 3º lugar João Dias e Paulo Campos (2282008/2022).

Categoria B (4 prémios entre 300 e 600 km): 1º lugar - Francisco Baião Machado (2127160/2022), 2º lugar - JDV – João, David & Vítor (2116837/2022) e 3º lugar - Torres & Quim (2511529/2022).

Categoria C (3 prémios em mais de 500 km) Portugal voltou a destacar-se com um 1º lugar - Graça & Graça (2383759/22) e mais duas posições de relevo: 4º lugar P. Xavier e R. Pinheiro (9524042/19) e 5º lugar José Barros & Filho (2192402/22).

Categoria E (2 prémios em mais de 700km) além do 1ºlugar – Graça & Graça (2383759/22), Portugal alcançou o 3º e 6º lugares: Asas de Tolosa (1339491/21) e Sol Nascente (1324583/21), respetivamente.

A Federação Portuguesa de Columbofilia felicita todos os columbófilos que representaram Portugal com excelência e reforça o orgulho nacional por este feito extraordinário.

World Best Pigeon 2024

A Federação Columbófila Internacional (FCI) divulgou os resultados do World Best Pigeon 2024, competição internacional que, desde 2019, distingue os melhores pombos-correio do mundo com base no seu desempenho ao longo da época desportiva.

Portugal voltou a afirmar-se a nível global, alcançando posições de destaque, nomeadamente a conquista do 1.º e 8.º lugares na categoria Absoluta, 5.º lugar em Velocidade e 4.º e 8.º lugares em Meio-Fundo.

Na categoria Absoluta, o grande vencedor foi o pombo 2140081/22, da equipa Paulo, César & Morais (ACD Lisboa), que garantiu ainda a 8.ª posição com o pombo 2140051/22.

Na categoria de Velocidade, o 5.º lugar foi conquistado pelo pombo 2282008/22, propriedade da equipa João Dias & Paulo Campos (ACD Porto).

Já na categoria de Meio-Fundo, o 4.º lugar foi alcançado pelo pombo 2116837/22, da equipa J D V – João, David & Victor (ACD Lisboa), enquanto o pombo 2127160/22, de Francisco Baião Machado (ACD Lisboa), garantiu a 8.ª posição.

A Federação Portuguesa de Columbofilia felicita todos os premiados, em especial os columbófilos portugueses, pelas suas meritórias conquistas, que enaltecem o nome de Portugal no panorama columbófilo internacional.

Comunicado

Tendo a Federação Portuguesa de Columbofilia sido questionada por diversos columbófilos e coletividades sobre a correta colocação das entradas electrónicas, vem esclarecer que as mesmas devem ser instaladas no interior do pombal ou sputnik.

Para melhor ilustrar este procedimento, disponibilizamos a seguinte imagem constante do Manual de Boas Práticas, onde é possível verificar a forma adequada de instalação.