Seja Bem-Vindo à Página da FPC - Federação Portuguesa de Columbofilia

Adicionais, Transferências, Designação de Pombos e Vacinação - 2020

Para conhecimento geral publicam-se as seguintes circulares para a época desportiva de 2020:

Os adicionais, transferências e designação podem ser realizados no Portal do Columbófilo a partir de 5 de Dezembro e até dia 27 de Janeiro para os columbófilos da ACD Faro; até dia 3 de Fevereiro para os columbófilos da ACD Lisboa, ACD Setúbal e ACD Santarém; e até ao dia 10 de Fevereiro para os columbófilos das restantes Associações.

Nota Importante: As colectividades deverão validar todas as coordenadas dos sócios novos ou que entretanto tenham mudado o local do pombal.

FEIRA IBÉRICA DE COLUMBOFILIA – Beja, 7 e 8 de Dezembro

De 07 a 08 Dezembro de 2019, a cidade de Beja recebe no Parque de Feiras e Exposições a segunda edição da Feira Ibérica de Columbofilia organizada pela Associação Columbófila do Distrito de Beja.

Este evento irá contar com um programa de animação variado, onde decorrerão diversas actividades: espectáculos musicais, concursos, grupos corais, colóquios; espaço para crianças e ainda um espaço comercial dedicado à columbofilia.

Compareça, a organização espera por si! Consulte aqui toda a documentação.

47ª Exposição Nacional de Columbofilia

A 47.ª Exposição Nacional decorre entre 9 e 12 de Janeiro de 2020, no Velódromo de Sangalhos, sito à R. Ivo Neves, 3780-524 Sangalhos.

Consulte aqui toda a informação relativa à 47º Exposição Nacional.

Comunicado - Ocorrência no Centro de Quarentena Oficial

A Federação Portuguesa de Columbofilia por solicitação da sua congénere Argentina, no âmbito da participação de Portugal na Associação Ibero Latino Americana de Columbofilia – A.I.L.A.C., acedeu em receber no Centro de Quarentena da FPC as seleções nacionais que iriam participar no Campeonato Ibero Latino Americano de Columbofilia e na Liga das Nações, provas que iriam ter lugar em Mar de La Plata, na Argentina, em 2020.

Neste contexto, os pombos em questão deram entrada no centro de quarentena da FPC no final do mês de Outubro. A colheita de amostras aos pombos foi efetuada pela autoridade sanitária, no dia 6 de Novembro de 2019.

No dia 12 de Novembro, o INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. comunicou à Federação que a pesquisa ao vírus da Doença de Newcastle dos pombos instalados no Cento de Quarentena tinha acusado alguns resultados positivos.

Leia o Comunicado emitido pela FPC

Verificação de Recenseamento

Está disponível no Portal do Columbófilo o recenseamento para a época desportiva de 2020. Os sócios e colectividades deverão verificar se os dados recolhidos se encontram correctos, tomando particular atenção para eventuais alertas assinalados pelo sistema.

Os sócios que ainda não tenham entregue a Declaração de Privacidade em formato físico poderão fazê-lo de forma digital através do portal. Lembramos que a falta desde documento anulará a inscrição dos respectivos associados e impedirá a participação em provas desportivas.

Brevemente terá início no Portal do Columbófilo o recenseamento de adicionais, a transferências de pombos entre equipas e a designação de pombos. Fique atento à página na FPC, onde serão divulgados os respectivos prazos e circulares.

Regulamento Campeonatos Nacionais 2020

Para conhecimento geral divulga-se o Regulamento dos Campeonatos Nacionais 2020.

Clássica Nacional Valência 2020

Para conhecimento geral publica-se o Regulamento dos Prova Nacional de Fundo – Valência - 2020

Congresso Ordinário e Extraordinário da FPC

Irá realizar-se, no dia 8 de Novembro de 2019, pelas 20.00 horas, na sala de reuniões do Hotel Tivoli, em Coimbra, um Congresso Ordinário para aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2020 e um Congresso Extraordinário, para aprovação da alteração ao RDN.

Leia as convocatórias, proposta de alteração ao RDN, plano de atividades e orçamento para 2020 e a ata do congresso realizado em 28 de Março de 2019.

Recenseamento de pombos estrangeiros – Norma transitória

A Federação Portuguesa de Columbofilia, ao lançar a taxação do recenseamento dos pombos com anilha oficial estrangeira, medida já igualmente adoptada por inúmeras federações, visou antes de mais criar condições de transparência e rigor no que respeita à correcta identificação genealógica dos pombos-correio, ao cumprimento da lei e dos regulamentos, à protecção do pombo-correio português e dos columbófilos portugueses e, finalmente, prevenir situações que poderão acarretar problemas de ordem legal e sanitária para os columbófilos e estrutura associativa, senão atente-se, entre outras questões, naquelas que constam do comunicado da Direcção da FPC.

Recenseamento 2020

A época de recenseamento normal decorre de 1 a 31 de Outubro de 2019. Durante este período, deverá ser usado o programa RecPom 2020 para efectuar o recenseamento e o envio dos dados à FPC. As Colectividades deverão aceder ao Portal do Columbófilo, utilizando a senha de acesso da colectividade, para descarregar o programa de instalação do RecPom 2020.

Consulte atentamente as Circulares e Documentação do Recenseamento.

De destacar que, depois de terminado o prazo do recenseamento normal, todas as operações serão realizadas no Portal do Columbófilo, incluindo o recenseamento de pombos adicionais, a transferência de pombos entre equipas, a designação de pombos e a emissão de mapas de vacinação, entre outras. Oportunamente serão divulgadas, através de circular federativa, os prazos e condições dessas operações.

Campeonatos Nacionais 2019

Está disponível o Ranking dos Campeonatos Nacionais 2019, actualizado a 18 de Julho.

Campeonado Nacional de Fundo

Para conhecimento geral, publicam-se as Classificações Provisórias do Campeonato Nacional de Fundo, actualizadas a 19 de Junho.

Aceitam-se eventuais reclamações, desde que efectuadas por escrito, devidamente fundamentadas e entradas na FPC até às 20:00h, do próximo dia 27 de Junho de 2019.

Exposição Columbófila de 2020 tem novas regras

A Direcção da Federação em consonância com o Conselho de Arbitragem definiu novas regras para a participação nas Exposições. Estas alterações pretendem atingir, entre outros, os seguintes objectivos:

  • Desmitificar e reconduzir o conceito de Standard à sua definição original, isto é, julgar a aptidão do pombo para ser um bom atleta, para obter as melhores performances desportivas, valorizando as suas propriedades físicas e outras ligadas ao voo, em detrimento de outras que pouco têm a ver com esta finalidade.
  • Incutir nos columbófilos o orgulho e a honra de representar o país ao mais elevado nível competitivo.
  • Criar incentivos à realização de campeonatos de Borrachos.

Leia o Comunicado e os quadros definidores da participação nas classes de Sport e Standard

Perdidos e Achados

Encontrou um pombo-correio extraviado? Comunique aqui o seu achamento.