Seja Bem-Vindo à Página da FPC - Federação Portuguesa de Columbofilia

Campeonatos Internacionais de Mira 2021

Decorre hoje, dia 22, o 4º Treino Oficial / 2º Hotspot dos Campeonatos Internacionais Mira 2021.

Acompanhe a chegada dos pombos em directo no site da Benzing, patrocinador oficial do evento, e os resultados completos no site dos Campeonatos de Mira 2021.

Anilhas Oficiais 2021

A Federação Portuguesa de Columbofilia informa que ainda possui stock de anilhas oficiais de 2021.

Os columbófilos que pretendam anilhas oficiais devem solicitá-las via colectividades a que pertencem, junto das respectivas Associações Distritais.

Exposição Nacional 2021 e Olimpíadas 2022

Atendendo ao actual contexto pandémico e ao adiamento das Olimpíadas Columbófilas, a Federação Portuguesa de Columbofilia e a Associação Columbófila do Distrito de Lisboa deliberaram, em conjunto, cancelar a realização da Exposição Nacional 2021.

A FPC irá realizar uma classificação da classe Standard em Janeiro de 2022, num evento sem público, onde será apurada a selecção nacional para as categorias Olímpicos (Adultos) Machos e Fêmeas e Borrachos Olímpicos Machos e Fêmeas.

Leia o comunicado completo

Campeonatos Internacionais de Mira 2021

Estão disponíveis as Listas de Participantes nos Campeonatos Internacionais Mira 2021. Solicita-se que, caso os participantes encontrem alguma incorrecção, por favor entrar em contacto com os serviços administrativos da FPC.

Está também disponível o Calendário de Treinos.

Barcelona 2021

Estão disponíveis as Classificações Provisórias da Clássica Nacional Barcelona 2021.

Eventuais reclamações deverão ser remetidas por escrito para a FPC, devidamente fundamentadas, até dia 23 de Agosto de 2021.

Campeonatos Nacionais 2021

Estão disponíveis as Classificações Provisórias dos Campeonatos Nacionais 2021.

Eventuais reclamações deverão ser remetidas por escrito para a FPC, devidamente fundamentadas, até dia 16 de Agosto de 2021.

Regulamento Provas Fundo Nacional 2022

Publica-se, para conhecimento geral, o Regulamento das Provas Fundo Nacional 2022 - Valência e El Saler.

Mais se informa que, tendo a Federação Portuguesa de Columbofilia em conjunto com a Comunidade de Autónoma Valenciana efectuado todos os esforços para encontrar o espaço adequando para a realização da prova nacional na localidade de Vinarós, que albergasse cerca de 15 galeras, o mesmo não foi possível. Assim, a FPC irá transferir a solta nacional para a localidade de El Saler, tendo as entidades espanholas a título excepcional autorizado a realização da referida prova.

Regras dos Calendários Desportivos 2022

Publicam-se, para conhecimento das Colectividades e Associações Distritais, as Regras dos Calendários Desportivos 2022.

Esclarecimento - Campeonatos Nacionais 2015

No decurso da presente semana, a Direcção da Federação Portuguesa de Columbofilia tomou conhecimento da publicação de um post na rede social Facebook, no qual se teciam observações sobre as classificações nacionais de um específico pombo-correio, numa prova concreta realizada em 2015.

Atentas as insinuações aí reproduzidas quanto à fidedignidade das classificações nacionais, a Direcção da Federação Portuguesa de Columbofilia deliberou proceder à averiguação do ocorrido.

Leia o esclarecimento completo

Leilão Solidário ACD Braga

A Associação Columbófila do Distrito de Braga irá promover, com o apoio da Federação Portuguesa de Columbofilia, um leilão solidário com o objectivo de angariar fundos para a aquisição do novo tractor e a reparação da galera que esteve envolvida no lamentável acidente de 28 de Março 2021.

Leia o comunicado completo

Regulamento Campeonatos Nacionais 2022

Para conhecimento geral, publica-se o Regulamento dos Campeonatos Nacionais 2022.

Campeonato de Fundo Nacional - Classificações Definitivas

Estão disponíveis as Classificações Definitivas do Campeonato de Fundo Nacional 2021.

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes!

Barcelona 2021

Pode consultar as Classificações Provisórias com base nos primeiros pombos comunicados.

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes!

Comunicado - Resposta PAN / 31 Março 2021

A Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) vem repudiar publicamente as declarações da líder parlamentar do Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Inês Sousa Real, nas quais mistura, com profundo desconhecimento, o infeliz acidente que envolveu um camião de transporte de pombos para uma prova de Columbofilia, ocorrido no domingo, com o tiro aos pombos.

A FPC emitiu um comunicado oficial, que aqui se reproduz na íntegra, e que já fez chegar aos grupos parlamentares, e a diversas outras entidades, como a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude, a Confederação do Desporto de Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Direcção-geral de Alimentação e Veterinária, entre outros.

Perante estas declarações do PAN, a FPC insurge-se na defesa de toda a sua estrutura que diariamente pugna pelo bem-estar dos pombos-correio, animais que respeita e admira.

Comunicado - Medidas de Segurança COVID-19

A Federação Portuguesa de Columbofilia vem apelar a todos os columbófilos que não baixem a guarda e mantenham apertadas medidas de segurança no âmbito da prática desportiva.

Apesar do desconfinamento em curso, o risco de transmissão está a aumentar e é necessário o cumprimento escrupuloso das medidas que regulamentam o estado de emergência, das regras emanadas pela DGS e do Regulamento para a prática desportiva na Columbofilia - COVID19, por parte de todos os praticantes e entidades envolvidas.

A FPC aplaude todas as medidas que têm sido tomadas pelas colectividades e associações, congratulando-se por estarem a ser realizados empenhados esforços no sentido de evitar ajuntamentos. Mas, mais do que nunca, é preciso não baixar os braços, manter e reforçar todos os cuidados.

Juntos vamos conseguir! Leia o comunicado completo

Tempo e Soltas - Época Desportiva 2021

Com o início iminente da época desportiva de 2021, é retomado o serviço Tempo e Soltas, com a novidade de uma ferramenta de Previsões de Tempo no Percurso Detalhadas.

Esta ferramenta, disponibilizada em parceria com o site Windy.com, permite acompanhar as condições meteorológicas com que os pombos se irão deparar em cada ponto e em cada momento do percurso (temperatura, precipitação, vento, etc.). A ferramenta é interactiva e permite ao utilizador ajustar os parâmetros predefinidos, nomeadamente alterar a hora de solta, o local de chegada e a velocidade média prevista para o voo, entre outros.

Nota: Para uma utilização adequada da ferramenta, deverá definir, no primeiro uso, uma velocidade média adequada (por exemplo, 75 Km/h). Veja aqui como fazer esse ajuste.

Início da Época Desportiva

No próximo dia 6 de Março terá início a época desportiva de 2021, com as provas que integram os Campeonatos Nacionais.

A FPC e a restante estrutura columbófila têm trabalhado para que a prática do desporto columbófilo possa decorrer com a normalidade possível e em condições de segurança. Para tal, será imprescindível o cumprimento das regras emanadas pela Direcção-Geral de Saúde (DGS), bem como do Regulamento para a prática desportiva na columbofilia – COVID-19, por parte de todos os praticantes e entidades envolvidas.

A FPC anuncia ainda que, com o início da nova época desportiva, o Portal Columbofilia.Net estará novamente habilitado para a divulgação dos resultados das provas semanais.

Votos de boa época desportiva de 2021!

Critérios de Constituição de Selecções Nacionais e Lista de Convocados

Para conhecimento geral, divulgam-se os critérios definidos pela Direcção da FPC para a constituição das selecções nacionais que representarão o país no Campeonato do Mundo, no Campeonato do Mundo de Jovens, no Campeonato da Europa e no Campeonato da Europa de Jovens.

Até 20 de Fevereiro os jovens columbófilos com idade inferior a 25 anos poderão candidatar-se a integrar as selecções nacionais nas vertentes jovens.

Leia atentamente os Critérios de Selecção 2021 e consulte a Lista de Convocados 2021.

Medidas de Apoio à Estrutura Columbófila

Considerando os tempos de incerteza provocados pela pandemia Covid 19 e que uma das funções da FPC é a salvaguarda do Desporto Columbófilo, entre outros factores, a Direcção da FPC decidiu:

  1. Atribuir a todas as Colectividades um subsídio no montante de 50% do valor da quota federativa paga por cada um dos seus sócios;
  2. Manter o apoio anual directo aos sócios que pontualmente passem por dificuldades financeiras;
  3. Disponibilizar às Associações Distritais a plataforma de leilões on-line da FPC, actualmente em modernização;
  4. No âmbito dos Campeonatos de Mira 2021, na Liga dos Campeões, fazer reverter para as colectividades de origem dos columbófilos, 50% do valor do leilão do respectivo borracho, sempre que o mesmo atinja um valor igual ou superior a €150.

Este conjunto de medidas significa um grande esforço financeiro da FPC, na ordem dos €70.000 em despesa directa, ao qual acrescerá o valor de leilões de Associações e receitas dos leilões da Liga dos Campeões. Esperamos que com estas medidas possamos amenizar as dificuldades financeiras de toda a Estrutura Columbófila.

Vamos resistir, cuidando da saúde de cada um de nós, cuidaremos da saúde de todos.

Ler o comunicado completo

Recenseamento 2021

No sentido de evitar pagamentos recorrentes relativos à taxa de recenseamento de pombos com anilha estrangeira, deliberou a Direcção da FPC, para o Recenseamento 2021, aplicar a referida taxa apenas a pombos estrangeiros com anilha do ano 2020.

Regulamento para a prática desportiva na columbofilia – COVID-19

Divulga-se, para conhecimento geral, o Regulamento para a prática desportiva na columbofilia – COVID-19.

Este regulamento pretende orientar e implementar medidas específicas e contextualizadas para a prática do desporto columbófilo, em contexto de treino e de competições, em conformidade com o risco de transmissão e exposição ao SARS-CoV-2, e em cumprimento da Orientação 0036/2020, de 25/08/2020, da Direcção-Geral da Saúde.

A FPC poderá proceder a alterações ao presente Regulamento em face da evolução da situação epidemiológica, nomeadamente perante a actualização das Orientações emitidas pela Direcção-Geral da Saúde ou de alterações legislativas subsequentes.

Nova Sede da FPC :: Mira Center :: Mira

A Federação Portuguesa de Columbofilia funciona, a partir de segunda-feira, dia 31 de Agosto, na nova sede, localizada no Mira Center, em Mira. Os novos contactos são:

Morada: Mira Center, Rua do Matadouro, 2º andar, salas 208-210, Valeirinha, 3070-436 Mira
Telefone: 231 247 029 (2ª a 6ª das 9:30 às 13:00 e das 14:00 às 18:30)

Os endereços de email e restantes contactos digitais mantém-se inalterados.

Anilhas Oficiais 2020 com anomalias

Tendo chegado ao conhecimento da FPC a existência de anomalias com as anilhas oficiais de 2020, nomeadamente a perda de cor de alguns dígitos e a existência de anilhas duplicadas, informamos que esses problemas foram já reportados ao fabricante, para que sejam tomadas as diligências necessárias para eliminar problemas similares na produção das anilhas para 2021.

Relativamente às anilhas de 2020 com anomalias, a FPC irá analisar e solucionar as situações caso a caso, procedendo à troca de anilhas defeituosas ou ao reanilhamento de pombos, conforme necessário. Neste contexto, solicita-se aos columbófilos que tenham verificado as anomalias acima referidas que contactem os serviços da FPC, até final de Setembro de 2020 para dar conhecimento da situação.

Leia o comunicado completo

Regulamentos Nacionais - Época Desportiva 2021

Divulgam-se, para conhecimento geral, o Regulamento Clássica Nacional - Valência 2021 e o Regulamento dos Campeonatos Nacionais 2021.

Comunicado Época Desportiva 2021

Deliberou a Direcção da FPC, para a época desportiva de 2021, retirar o limite de 130 pombos por equipa e alterar o número limite de pombos a enviar a fundo, no campeonato do columbófilo, de 15 para 20 (modelo 25-25-20).

A FPC estará atenta às necessidades da estrutura columbófila para que os columbófilos possam continuar a concorrer em condições de segurança sanitária e, sempre que necessário, colocará os bens angariados no projecto Asas Solidárias à disposição dos que deles necessitem. Estão também em estudo formas de mitigar dificuldades financeiras dos columbófilos mais afectados pela conjectura económica decorrente da pandemia.

Leia o comunicado completo

Adiamento das Olimpíadas de Columbofilia

No actual contexto causado pela pandemia COVID-19, que tem levantados constrangimentos aos Desporto Columbófilo por todo o mundo, a Federação Columbófila Internacional (FCI) comunicou à Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) a decisão de adiamento das XXVII Olimpíadas de Columbofilia, anteriormente previstas para Janeiro de 2021, estando agora a sua realização calendarizada para Janeiro de 2022, na Roménia.

Asas Solidárias - Projecto de Solidariedade da FPC

A Federação Portuguesa de Columbofilia apresenta o Asas Solidárias, um projecto de solidariedade criado na sequência da pandemia de Covid-19, para, no imediato, responder à necessidade de angariação de material de protecção individual (como máscaras, luvas e viseiras) para os columbófilos portugueses.

Porque juntos voamos mais longe, o Asas Solidárias está a ser desenvolvido pela FPC em estreita ligação com diversas entidades e empresas com o objectivo de angariar, com a maior brevidade possível, o material de protecção individual necessário para que todos os columbófilos possam praticar a modalidade em segurança.

Federação Portuguesa de Columbofilia adquire Columbofilia.Net

O Portal Columbofilia.Net foi fundado em 2006 pela Duodata.Net, em parceria com a Federação Portuguesa de Columbofilia. Como parte do processo de internalização de serviços informáticos iniciado pela FPC em 2019, a FPC adquiriu o Columbofilia.Net, passando a ser responsável directa pela sua administração e manutenção.

Nesta fase de transição, o portal será alvo de algumas alterações que visam melhor servir a estrutura columbófila. Continuamos, como sempre, receptivos a todas as opiniões e sugestões que nos queiram transmitir, através da página de contactos.

Expressamos o nosso agradecimento à Duodata.Net pela forma como conduziu este projecto desde a sua implantação até à transição para a FPC.

Perdidos e Achados

Encontrou um pombo-correio extraviado? Comunique aqui o seu achamento.