Seja Bem-Vindo à Página da FPC - Federação Portuguesa de Columbofilia

FPC cancela a realização da Prova Nacional de Fundo | Valência | de 5 de Maio de 2018

A presente época desportiva tem vindo a ser condicionada, desde o seu início, por uma conjuntura meteorológica persistentemente severa e extremamente exigente.
Neste contexto entendeu a Direcção da FPC não estarem reunidas as condições ideais para a realização de uma prova com a distância média e o número de horas de voo, que caracterizam a prova de Valência, sem colocar em causa o princípio da defesa e protecção do pombo-correio.

A FPC agradece o contributo das Associações, Colectividades e Columbófilos, bem como, a sua compreensão perante esta decisão federativa.

Leia aqui o comunicado emitido pela Direcção da FPC.

RTP 1 Entrevista Campeões do Mundo

No passado dia 29 de Março a RTP 1 efectuou, para o programa "Portugal em Direto", entrevistas a José Luís Jacinto, presidente da FPC, João André e Pedro Porto, da equipa Sporting Pigeons Team, que se sagraram campeões do Mundo, em Taiwan, Paulo Martins vencedor da semi-final e do pombo às do campeonato do Mundo e ainda Paulo Campos que, em Janeiro, se sagrou vice-campeão Olímpico, na 35ª Olimpíada realizada em Bruxelas no passado mês de Janeiro.

PORTUGAL CAMPEÃO DO MUNDO DE COLUMBOFILIA

Com 20 países em competição a seleção nacional portuguesa dominou por completo a competição, disputada hoje, arrebatando os principais títulos em disputa.

Leia a notícia completa

Campeonatos Internacionais de Mira 2018

Estão disponíveis os regulamentos, folheto informativo e formulários de inscrição para os Campeonatos Internacionais de Mira 2018.

Faça já a inscrição e garanta a sua participação!

Congresso Ordinário

A Federação levou a efeito no passado dia 16 de Março o Congresso Ordinário, para aprovação do Relatório de Actividades e Contas e respectivo Relatório e Parecer do Conselho Fiscal.

Apraz-nos registar o elevado número de delegados presentes 33 num total de 40. O relatório de actividades, as contas e o relatório e parecer do Conselho Fiscal foram aprovados por unanimidade.

Para conhecimento publica-se o Relatório de Actividades 2017, as Contas 2017, o Relatório e Parecer do Conselho Fiscal, a Certificação Legal de Contas e as Convocatórias dos respectivos Congressos.

Regulamento Campeonatos Nacionais 2018

Para conhecimento das Associações, Colectividades e Columbófilos divulga-se o Regulamento Campeonatos Nacionais 2018.

No regulamento dos Campeonatos Nacionais 2018, constam algumas alterações em relação aos normativos anteriores, entre outras sublinham-se as seguintes:

  • No campeonato do pombo, para além das tradicionais 3 especialidades (Velocidade, Meio Fundo e Fundo), passa a disputar-se a Absoluta. A Absoluta disputa-se com as duas melhores provas de cada uma das restantes três especialidades.
  • Na actual fórmula de apuramento, o número máximo de pombos baixou de 5.000 para 3.500.

Sugere-se, assim, a leitura atenta deste regulamento.

Regulamento Provas Nacionais de Fundo 2018

Para conhecimento das Associações, Colectividades e Columbófilos divulga-se o Regulamento das Provas Nacionais de Fundo 2018.

As provas foram antecipadas para 5 de Maio e 2 de Junho de 2018 com solta em Valência (Albuixech).

Sugere-se, assim, a leitura atenta deste regulamento.

Portal do Columbófilo - Fotos de Sócios

O Portal do Columbófilo foi enriquecido com ferramentas para a gestão de fotos dos sócios. Ao entrar no portal, o sócio será alertado caso a sua foto ainda não esteja registada no sistema, sendo disponibilizadas ferramentas para o envio da respectiva foto.

Após tratamento e validação, a foto será integrada no Portal do Columbófilo, sendo visível ao próprio sócio, à sua Colectividade e à sua Associação. A foto será igualmente integrada nos portais de Classificações Distritais e Classificações Nacionais, junto aos resultados dos concorrentes e a eventuais partilhas dos mesmos nas redes sociais.

Perdidos e Achados

Encontrou um pombo-correio extraviado? Comunique aqui o seu achamento.