Seja Bem-Vindo à Página da FPC - Federação Portuguesa de Columbofilia

Mapas de Vacinação

Os Mapas de Vacinação podem ser emitidos no Portal do Columbófilo, com o perfil de acesso de colectividade.

A colectividade poderá obter o mapa de vacinação de cada sócio através da opção Sócios => Emitir Mapa de Vacinação de um Sócio. Em alternativa, poderá ser utilizada a lista de sócios em situação irregular, disponibilizada de forma automática na página de entrada do portal (essa ferramenta identifica igualmente outras situações de irregularidade, nomeadamente a ausência de declaração de privacidade).

Os Mapas de Vacinação impressos e assinados deverão ser remetidos à FPC até ao dia 31 de Dezembro de 2018. Leia atentamente a Circular de Vacinação actualizada.

46ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia

De 11 a 13 de Janeiro 2019, o Centro Cultural – Pavilhão Multiusos de Viana do Castelo será o palco 46ª Exposição e Pré-Olímpica. A exemplo das anteriores edições o evento irá proporcionar aos milhares de visitantes um contacto directo com os melhores “atletas” nacionais, com actividades de cariz cultural e social de inspiração minhota, com as novidades trazidas pelas empresas ligadas ao sector e com as especialidades da gastronomia regional.

O Programa preparado pela Associação Columbófila do Distrito de Viana do Castelo está repleto de iniciativas que certamente surpreenderão os visitantes.

Consulte aqui toda a informação relativa à 46º Exposição Nacional.

Classificações Campeonatos Nacionais 2018

Após trânsito em julgado do processo desportivo pendente, a Direcção da FPC procedeu à homologação das classificações dos Campeonatos Nacionais e do Campeonato Nacional de Fundo de 2018.

Verificação de Recenseamento

Está disponível no Portal do Columbófilo o recenseamento para a época desportiva de 2019. Os sócios e colectividades deverão verificar se os dados recolhidos se encontram correctos, tomando particular atenção para eventuais alertas assinalados pelo sistema.

Os sócios que ainda não tenham entregue a Declaração de Privacidade em formato físico poderão fazê-lo de forma digital através do portal, até ao dia 16 de Dezembro de 2018. Lembramos que a falta desde documento anulará a inscrição dos respectivos associados e impedirá a participação em provas desportivas.

A designação de Pombos decorrerá de 5 de Fevereiro de 2019 até 11 de Fevereiro  (sócios da ACD Faro) ou até 18 de Fevereiro (sócios das restantes Associações).

Congresso Federativo

No dia 7 de Dezembro, pelas 20H00, reúne no Hotel Dª Inês (junto à sede da Federação), o Congresso Federativo. Leia a Convocatória e conheça a Ordem de Trabalhos.

Publica-se, igualmente, o Plano de Actividades e o Orçamento para 2019.

Declaração de Privacidade das colectividades e dos associados

Nos processos de recenseamento até agora entrados na FPC verifica-se que não foram enviadas algumas declarações de privacidade das colectividades e de alguns dos seus associados. Chama-se a atenção que esta omissão terá, por imperativos legais, as seguintes consequências:

  • No caso dos associados: impedirá a inscrição dos respectivos associados e, consequentemente, a participação em provas desportivas;
  • No caso da colectividade: Não terão os seus dados de recenseamento (pombos e sócios) disponíveis nem serão integrados no programa de classificações, ficando, assim, impedidos de participar na campanha desportiva, até que efectuem o envio da respectiva declaração à FPC.

Regulamento Desportivo Nacional

Publica-se para conhecimento geral o novo texto do Regulamento Desportivo Nacional com as alterações introduzidas em reunião de Direção realizada em 22 de Junho de 2018, ratificadas no Congresso Federativo de 8 de Julho de 2018.

Recomenda-se uma leitura atenta face às inúmeras alterações e a importância das mesmas na prática desportiva columbófila.

Recenseamento 2019

Foi já expedido para todas as colectividades o processo de recenseamento para a época desportiva de 2019. O recenseamento tem de dar entrada na FPC até ao dia 31 de Outubro de 2018.

Para dar cumprimento ao Regulamento Geral de Protecção de Dados é necessário que toda a estrutura associativa tome conhecimento da politica de privacidade de dados estabelecida pela Federação, para tanto, torna-se necessário:

  • Que os columbófilos assinem uma declaração, imprimível a partir do programa de recenseamento, em como tomaram conhecimento da politica de privacidade aplicável à recolha de dados pessoais no recenseamento.
  • Que as colectividades assinem uma declaração no mesmo sentido e remetam ambos os documentos (declarações dos columbófilos + declaração das colectividades) para a FPC até ao termo do prazo de recenseamento.

Leia atentamente as Circulares referentes ao Recenseamento, Seguro Desportivo, Anilhas Oficiais e Concurso, Vacinação e Designação de Pombos. Poderá igualmente consultar e descarregar todos os formulários e impressos necessários à formalização dos diversos actos apontados nas circulares

Campeonatos Internacionais de Mira 2018

Estão disponíveis as Classificações da Prova Final.

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes!

Classificações Provisórias Campeonatos Nacionais 2018

Para conhecimento geral publicam-se as Classificações Provisórias dos Campeonatos Nacionais 2018.

Devido a atravessarmos uma época em que muitos columbófilos se encontram de férias, abre-se um período para eventuais reclamações bastante mais alargado do que é habitual. Deste modo, aceitam-se eventuais reclamações, desde que efectuadas por escrito, devidamente fundamentadas e entradas na FPC até às 19:00h, do próximo dia 17 de Agosto de 2018.

Classificações Provisórias Campeonado Nacional de Fundo

Para conhecimento geral publicam-se as Classificações Provisórias do Campeonato Nacional de Fundo.

Devido a atravessarmos uma época em que muitos columbófilos se encontram de férias, abre-se um período para eventuais reclamações bastante mais alargado do que é habitual. Deste modo, aceitam-se eventuais reclamações, desde que efectuadas por escrito, devidamente fundamentadas e entradas na FPC até às 19:00h, do próximo dia 17 de Agosto de 2018.

Regulamento Campeonatos Nacionais 2019

Para conhecimento geral divulga-se o Regulamento dos Campeonatos Nacionais 2019.

Chamamos a atenção para algumas alterações em relação aos articulados anteriores, nomeadamente, a introdução da categoria absoluta no campeonato do columbófilo e a adaptação relativa ao facto de, em 2019, apenas se disputar uma prova clássica de Valência.

Clássica Nacional Valência 2019

No ano de lançamento dos campeonatos inter-associativos e regionais a manutenção das duas provas de fundo nacionais (Valência), organizadas pela F.P.C., poderia, eventualmente, acarretar dificuldades acrescidas para a compatibilização de calendários associativos o que poderia ter reflexos negativos na viabilidade e êxito daqueles campeonatos.

No entanto, como sempre afirmámos “com a vossa colaboração saberemos, certamente, alcançar soluções equilibradas e exequíveis”. Foi com este espírito – procurar soluções equilibradas e exequíveis – e com o sentido de colaboração institucional que deliberámos, em reunião realizada no dia 16 de Julho, que na época desportiva de 2019 a FPC só irá realizar uma prova clássica de Valência.

Leia o Comunicado e consulte o Regulamento.

Reunião Geral de Delegados e Congresso Extraordinário da FPC – 7 e 8 de Julho

No Congresso realizado no passado dia 16 de Março, a Direcção e a Mesa do Congresso anunciaram e subscreveram a realização de uma Reunião Geral de Delegados, logo após o final da época desportiva, para debate de alguns dos grandes temas para o futuro da modalidade. Esta reunião terá lugar no dia 7 de Julho. Leia aqui a convocatória.

Por outro lado, entendeu a Direcção ser oportuno solicitar a colaboração de todos os delegados para a apresentação de propostas de revisão ao actual Regulamento Desportivo Nacional que, conjuntamente com uma proposta federativa, serão objecto de análise no Congresso Extraordinário a realizar no dia 8 de Julho. Leia aqui a convocatória.

Fornecimento de anilhas oficiais 2018

Aos Columbófilos, Colectividades e Associações

Após contacto efectuado com o fabricante de anilhas oficiais foi confirmado que ainda era possível produzir anilhas oficiais para o presente ano, desde que o pedido de reforço fosse efectuado com a maior brevidade. Assim, a FPC aceita um último pedido de reforço até ao próximo dia 2 de Julho.

Relembramos que as anilhas oficiais são requisitadas pelas Associações Distritais à FPC recebendo aquelas os pedidos de reforço das colectividades.

A FPC tem disponíveis para fornecimento imediato 11.000 anilhas oficiais (stock ainda existente na FPC).

ACD Viana do Castelo organiza 46ª Exposição Nacional

Entre a FPC, representada pelo Presidente da Direcção, José Luís Rodrigues Jacinto, e a ACD de Viana do Castelo, representada por Mário Vasco Ribeiro Barbosa, na qualidade de Presidente da Direcção, foi outorgado, ontem, dia 28 de Maio, o Protocolo que contém os direitos e deveres das duas entidades, como promitentes responsáveis pela organização da 46.ª Exposição Nacional de Columbofilia e Pré Olímpica.

A 46.ª Exposição Nacional de Columbofilia, terá lugar no pavilhão multiusos de Viana do Castelo, entre 11 e 13 de Janeiro de 2019.

FPC subscreveu o Código da Ética no Desporto

Ao longo dos anos, a Federação Portuguesa de Columbofilia incentivou e desenvolveu um conjunto de projectos com vista à promoção da modalidade, de acordo com as directrizes da Carta Europeia do Desporto, numa dupla vertente:

  • Realçando as suas competências recreativas;
  • Fomentando a competição no rigoroso cumprimento dos princípios da ética e do fair play.

A Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) – entidade responsável pela promoção, regulamentação, fiscalização e direcção da prática da columbofilia a nível nacional – definiu como uma das prioridades para o quadriénio 2018-2021 a sensibilização dos agentes ligados à modalidade para a necessidade de conduzirem a sua actividade desportiva em estrita observância dos princípios enunciados no Código de Ética Desportiva.

Neste âmbito, a FPC irá desenvolver diversas acções de informação e formação sobre os valores éticos no desporto, divulgando-as tão adequadamente quanto possível, nos meios de comunicação ao seu dispor. Com tais iniciativas pretende a FPC incutir, de forma clara e estimulante, um compromisso que envolva todos os agentes desportivos, especialmente os mais jovens, na adopção dos seguintes comportamentos:

  • Rejeitar qualquer forma de viciação de resultados desportivos;
  • Rejeitar qualquer manifestação de comportamentos anti-desportivos e discriminatórios, como a intimidação, a violência física ou verbal, a corrupção, o racismo e a xenofobia;
  • Contribuir para a educação e formação de todos os intervenientes em competições columbófilas no sentido da promoção dos valores associados a este compromisso;
  • Envolver-se sistematicamente em iniciativas relacionadas com a promoção da transparência e integridade das competições e eventos desportivos columbófilos.

Saiba mais sobre o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED).

FPC cancela a realização da Prova Nacional de Fundo | Valência | de 5 de Maio de 2018

A presente época desportiva tem vindo a ser condicionada, desde o seu início, por uma conjuntura meteorológica persistentemente severa e extremamente exigente.
Neste contexto entendeu a Direcção da FPC não estarem reunidas as condições ideais para a realização de uma prova com a distância média e o número de horas de voo, que caracterizam a prova de Valência, sem colocar em causa o princípio da defesa e protecção do pombo-correio.

A FPC agradece o contributo das Associações, Colectividades e Columbófilos, bem como, a sua compreensão perante esta decisão federativa.

Leia aqui o comunicado emitido pela Direcção da FPC.

RTP 1 Entrevista Campeões do Mundo

No passado dia 29 de Março a RTP 1 efectuou, para o programa "Portugal em Direto", entrevistas a José Luís Jacinto, presidente da FPC, João André e Pedro Porto, da equipa Sporting Pigeons Team, que se sagraram campeões do Mundo, em Taiwan, Paulo Martins vencedor da semi-final e do pombo às do campeonato do Mundo e ainda Paulo Campos que, em Janeiro, se sagrou vice-campeão Olímpico, na 35ª Olimpíada realizada em Bruxelas no passado mês de Janeiro.

PORTUGAL CAMPEÃO DO MUNDO DE COLUMBOFILIA

Com 20 países em competição a seleção nacional portuguesa dominou por completo a competição, disputada hoje, arrebatando os principais títulos em disputa.

Leia a notícia completa

Campeonatos Internacionais de Mira 2018

Estão disponíveis os regulamentos, folheto informativo e formulários de inscrição para os Campeonatos Internacionais de Mira 2018.

Faça já a inscrição e garanta a sua participação!

Congresso Ordinário

A Federação levou a efeito no passado dia 16 de Março o Congresso Ordinário, para aprovação do Relatório de Actividades e Contas e respectivo Relatório e Parecer do Conselho Fiscal.

Apraz-nos registar o elevado número de delegados presentes 33 num total de 40. O relatório de actividades, as contas e o relatório e parecer do Conselho Fiscal foram aprovados por unanimidade.

Para conhecimento publica-se o Relatório de Actividades 2017, as Contas 2017, o Relatório e Parecer do Conselho Fiscal, a Certificação Legal de Contas e as Convocatórias dos respectivos Congressos.

Regulamento Campeonatos Nacionais 2018

Para conhecimento das Associações, Colectividades e Columbófilos divulga-se o Regulamento Campeonatos Nacionais 2018.

No regulamento dos Campeonatos Nacionais 2018, constam algumas alterações em relação aos normativos anteriores, entre outras sublinham-se as seguintes:

  • No campeonato do pombo, para além das tradicionais 3 especialidades (Velocidade, Meio Fundo e Fundo), passa a disputar-se a Absoluta. A Absoluta disputa-se com as duas melhores provas de cada uma das restantes três especialidades.
  • Na actual fórmula de apuramento, o número máximo de pombos baixou de 5.000 para 3.500.

Sugere-se, assim, a leitura atenta deste regulamento.

Regulamento Provas Nacionais de Fundo 2018

Para conhecimento das Associações, Colectividades e Columbófilos divulga-se o Regulamento das Provas Nacionais de Fundo 2018.

As provas foram antecipadas para 5 de Maio e 2 de Junho de 2018 com solta em Valência (Albuixech).

Sugere-se, assim, a leitura atenta deste regulamento.

Portal do Columbófilo - Fotos de Sócios

O Portal do Columbófilo foi enriquecido com ferramentas para a gestão de fotos dos sócios. Ao entrar no portal, o sócio será alertado caso a sua foto ainda não esteja registada no sistema, sendo disponibilizadas ferramentas para o envio da respectiva foto.

Após tratamento e validação, a foto será integrada no Portal do Columbófilo, sendo visível ao próprio sócio, à sua Colectividade e à sua Associação. A foto será igualmente integrada nos portais de Classificações Distritais e Classificações Nacionais, junto aos resultados dos concorrentes e a eventuais partilhas dos mesmos nas redes sociais.

Perdidos e Achados

Encontrou um pombo-correio extraviado? Comunique aqui o seu achamento.