Seja Bem-Vindo à Página da FPC - Federação Portuguesa de Columbofilia

Regulamento Campeonato Ibérico 2017

Para conhecimento das Associações, Colectividades e Columbófilos divulga-se o Regulamento Campeonato Ibérico 2017.

Critérios para a Constituição de Selecções Nacionais

Para conhecimento geral divulgam-se os critérios definidos pela Direcção da FPC para a constituição das selecções nacionais que representarão o país no Campeonato do Mundo e no Campeonato do Mundo de Jovens.

Até 20 de Fevereiro os jovens columbófilos com idade inferior a 25 anos poderão candidatar-se a integrar a selecção nacional.

Actualização: O documento foi complementado com a lista dos seleccionados para o Campeonato do Mundo Seniores.

Leia atentamente os Critérios de Selecção.

Portugal Vice-Campeão Olímpico e Medalha de Bronze

Já são conhecidas as classificações dos “atletas” portugueses que representaram a selecção nacional na 35ª edição das Olimpíadas de Columbofilia. Para além de outras classificações honrosas Portugal obteve especial destaque com os seguintes resultados:

  • Vice-campeão olímpico, em sport velocidade, com o pombo 3102028/13, propriedade de Campos & Flanders Collection, da ACD Aveiro, com um coeficiente de 12,8000;
  • Medalha de bronze na categoria absoluta, com o pombo 3475334/13, propriedade de Sílvio Manuel Domingues Vilar, da ACD Aveiro, com um coeficiente de 27,0684.

A Direcção da Federação expressa uma especial felicitação aos medalhados pelo êxito alcançado a qual é extensiva aos restantes columbófilos participantes na selecção nacional sport e standard. Poderá ainda consultar as classificações completas aqui: Classificações Sport, Standard e Standard por Países.

Regulamento Campeonatos Nacionais 2017

Para conhecimento das Associações, Colectividades e Columbófilos divulga-se o Regulamento Campeonatos Nacionais 2017.

Alertamos que, até 15 de Fevereiro de 2017, as Associações terão de enviar à FPC a lista de campeonatos com que tencionam participar nos campeonatos de âmbito nacional, assim como o regulamento dos campeonatos distritais e a designação e constituição, em termos de colectividades, dos vários âmbitos (distritais, zonas, blocos, grupos, etc.).

Sugere-se a leitura atenta deste regulamento.

Regulamento Provas Nacionais de Fundo 2017

Para conhecimento das Associações, Colectividades e Columbófilos divulga-se o Regulamento Provas Nacionais de Fundo 2017.

Sugere-se a leitura atenta deste regulamento nomeadamente no que respeita ao novo quadro de prémios.

Novo Regulamento de Columbódromos

Na sequência de um conjunto de exigências por parte da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e no sentido de credibilizar as provas e os resultados obtidos pelos concorrentes, divulga-se para conhecimento geral o Regulamento de Columbódromos com as alterações aprovadas em Reunião de Direcção realizada em 16 de Dezembro de 2016.

Portal do Columbófilo - Perguntas e Respostas

Estão disponíveis documentos com Perguntas e Respostas relativos às seguintes temáticas:

Estão também disponíveis Vídeos de Apresentação e Demonstração que exemplificam diversas tarefas no portal.

Melhorias ao Portal do Columbófilo

A reformulação dos “Perdidos e Achados” tem sido um sucesso a vários níveis, registando-se um aumento significativo no número de pombos comunicados e uma diminuição drástica no tempo de recuperação dos pombos. Ainda assim, foram identificados aspectos a melhorar, pelo que vimos anunciar o lançamento de novas funcionalidades no Portal do Columbófilo:

  • As colectividades passam a ter acesso às comunicações de pombos achados que pertençam aos seus associados (para que possam apoiar sócios que não têm possibilidade de aceder ao Portal do Columbófilo);
  • Os sócios que se considerem autónomos podem bloquear este acesso, através do menu Ferramentas => Opções de Bloqueio;
  • Os pedidos de segunda via ou marcações de pombos como recuperados passam a ter efeito imediato no portal.

No que toca ao recenseamento e designação, foram adicionadas listas para impressão (formato PDF) em que os pombos aparecem dispostos em 3 colunas:

  • Lista de Pombos Designados, disponível ao concluir a designação de pombos ou ao consultar os pombos designados de um sócio;
  • Lista de Pombos Recenseados, disponível ao consultar os pombos recenseados de um sócio.

Esperamos que estas melhorias sejam do vosso agrado. Contacte-nos se tiver dificuldades ou sugestões para novas funcionalidades.

Reformulação dos Perdidos e Achados

A FPC disponibiliza, a partir de hoje, um serviço “Perdidos e Achados” completamente reformulado, com vista a melhorar a qualidade e rapidez deste serviço, assim como dotar os sócios, colectividades e associações de maior autonomia no acompanhamento e gestão dos processos de recuperação.

Integrado com o Portal do Columbófilo, as vantagens do novo sistema incluem:

  • Ao comunicar um pombo, o achador sabe imediatamente qual o proprietário e dados de contacto;
  • Quando um pombo é comunicado, o proprietário recebe um SMS e/ou email a informar do achador;
  • Achador e proprietário podem acompanhar o estado do processo e interagir com o mesmo (marcar pombo como recuperado, pedir 2ª via, etc.);
  • Cada utilizador tem acesso às suas listas personalizadas de pombos comunicados e achados.

Clique aqui para saber mais sobre o novo sistema de Perdidos e Achados

44.ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia

Estão disponíveis para consulta as Classificações Sport e Classificações Standard da Exposição Nacional.

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes!

Campeonatos Internacionais Mira 2017

Estão disponíveis os regulamentos e os formulários de inscrição para os Campeonatos Internacionais de Mira 2017. A data de entrega de borrachos é entre 15 de Março e 15 de Maio de 2017.

Entre as novidades destacam-se a nova data da prova final (2 de Setembro de 2017), o novo Campeonato Nacional de Jovens, a realização do Campeonato do Mundo e novos prémios.

Designação de Pombos para a Época Desportiva de 2017

Deu-se início ao processo de designação de pombos (constituição das equipas) para a Época Desportiva de 2017. A designação é realizada no novo Portal do Columbófilo, pelo próprio sócio ou pela sua colectividade, até ao dia 20 de Fevereiro de 2017.

Consulte aqui as principais questões e respectivas respostas acerca da designação de pombos.

Alerta – Vacinação

Tendo vários columbófilos e colectividades questionado a Federação sobre as vacinas que poderão ser legalmente utilizadas na prevenção da doença de Newcastle, bem como, de quais os procedimentos em vigor para a comprovação do ato de vacinação junto da F.P.C., chama-se a vossa melhor atenção para a leitura do comunicado emitido pela Direcção da Federação e para o estrito cumprimento das disposições aí contidas.

Perdidos e Achados

Encontrou um pombo-correio extraviado? Comunique aqui o seu achamento.