Seja Bem-Vindo à Página da FPC - Federação Portuguesa de Columbofilia

ATLANTIC CUP: O primeiro campeonato marítimo realizado em Portugal Continental

A ACD Lisboa vai organizar, pela primeira vez em Portugal continental, um campeonato com treinos e prova final a partir de alto mar.

Esta competição, designada Atlantic Cup, está aberta a todos os columbófilos com licença federativa activa para 2019.

Estão previstos dois treinos (20 e 50 Km) e a prova final (200 Km) com soltas em alto mar.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 7 de Abril de 2019 e podem ser feitas em qualquer Colectividade do Distrito de Lisboa ou, em alternativa, directamente nos serviços administrativos da ACD Lisboa.

Leia o regulamento e a apresentação da Atlantic Cup

Participe e divulgue.

Campeonatos Internacionais de Mira 2019

Estão disponíveis os regulamentos e condições gerais dos Campeonatos Internacionais de Mira 2019.

CONGRESSO ORDINÁRIO FPC – 28 de Março de 2019

A FPC vai realizar no dia 28 de Março, às 19H30, no Hotel Dª Inês, o Congresso Ordinário para apresentação, discussão e votação do Relatório de Actividades e Contas da Federação Portuguesa de Columbofilia e Parecer do Conselho Fiscal relativos ao exercício de 2018.

Leia a convocatória e consulte o relatório de actividades e as contas 2018.

Columbofilia em Foco na RTP 1

Hoje, dia 8 de Fevereiro, siga o espaço de informação nacional, “Portugal em Direto”, na RTP 1, apresentado pela Jornalista Dina Aguiar, com início às 17H30.

No decurso deste programa José Luís Jacinto irá fazer o rescaldo das Olimpíadas columbófilas, Mauro Aniceto, campeão olímpico na categoria de velocidade, irá falar sobre a sua maior “crack” e as emoções que viveu recentemente e, por fim, Almerindo Mota, abordará as provas internacionais que terão lugar no Columbódromo de Mira, no próximo mês de Agosto.

Actualização: Já pode consultar em diferido, a partir dos 2 minutos e 35 segundos, a reportagem hoje efectuada pela RTP 1.

Título Olímpico Atrai Comunicação Social

O Gabinete de Imprensa da FPC procurou, desde o primeiro instante, desenvolver um trabalho aprofundado de divulgação da participação portuguesa nas recentes olimpíadas columbófilas realizadas em Poznan, na Polónia.

Naturalmente que o principal foco desta divulgação foi a conquista da medalha olímpica, na categoria de velocidade, por parte de Mauro Aniceto. Para além da cobertura efectuada pela Antena 1 e pelo Jornal Público, como já foi anteriormente noticiado neste site, verificou-se, igualmente, a publicação de noticias por praticamente toda a comunicação social, nacional e regional.

O Jornal Sol, na sua edição on-line não deixou em claro esta conquista. O site Tuga.Press dedica também uma notícia à prestação Portuguesa e hoje, no primeiro jornal da SIC foi passada um reportagem que inclui uma entrevista a Mauro Aniceto, proprietário do pombo campeão olímpico.

Outras reportagens estão já agendadas pela RTP e pelo Jornal público, que a seu tempo divulgaremos. Parabéns a todos os columbófilos que integraram a selecção nacional e muito especialmente ao novo campeão olímpico de velocidade.

Cobertura Mediática da Participação Portuguesa na 36ª Olimpíada Columbófila

A Antena 1 tem vindo a fazer vários directos para Poznan, na Polónia, seguindo a par e passo a participação portuguesa na 36ª Olimpíada Columbófila.

Sábado, dia 26 de Janeiro, no decurso do programa "Noite Desportiva", dedicado à transmissão da final da Taça da Liga de Futebol, com inicio ás 19.30 e termo pelas 22.00h, será transmitida a entrevista ao Presidente da Federação que certamente fará um balanço da prestação portuguesa na mais importante competição columbófila. Terão também oportunidade de escutar as primeiras impressões de Mauro Aniceto, campeão olímpico de velocidade.

Amanhã, dia 26 de Janeiro, estaremos todos com a Antena 1!

Também o Jornal Público tem estado a cobrir a participação dos pombos Portuguesas nas Olimpíadas. Consulte e partilhe os feitos da Selecção Nacional!

ÚLTIMA HORA - Portugal sagra-se Campeão Olímpico de Velocidade

O pombo 5286364/2015, propriedade de Mauro Aniceto, da ACD Lisboa, acabou de se sagrar Campeão Olímpico de Velocidade.
O pombo 5344500/2015, propriedade de José Carlos Miguens, da ACD Évora obteve o 6º lugar na categoria de Fundo.

Consulte Aqui as classificações completas.

A FPC endereça a todos os participantes na selecção nacional uma mensagem de reconhecimento pelos resultados obtidos com uma especial felicitação ao campeão olímpico de velocidade.

Acompanhe todos os desenvolvimentos no blog Notícias e Eventos

36ª Olimpíada Columbófila - Selecção Nacional já se encontra em Poznan, na Polónia

Conforme o plano de viagem elaborado pela FPC, informam-se todos os columbófilos e muitos especialmente aqueles que integram a selecção nacional, que os pombos portugueses já foram entregues à organização da 36ª Olimpíada Columbófila. Segundo informações colhidas junto dos representantes federativos presentes todos os pombos se encontravam bem e em excelentes condições.

Terminada esta primeira e importante etapa a Federação expressa votos de agradecimento aos seleccionados portugueses e deixa uma mensagem de esperança e simultaneamente de confiança na obtenção de resultados que prestigiem os pombos e columbófilos portugueses além fronteiras.

Consulte a notícia completa, incluindo fotos, no blog Notícias e Eventos

46ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia

No decurso do controlo federativo dos dados classificativos dos pombos integrantes na selecção nacional, que irão representar o país na 36.ª Olimpíada em Poznan, Polónia, foram detectadas duas irregularidades cuja correcção implicou alterações às classificações, assim como à constituição da selecção nacional.

Consulte o Comunicado Completo e as classificações Sport - B - Meio Fundo e Standard - Olímpicos Fêmeas actualizadas.

46ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia

Estão disponíveis para consulta as Classificações Sport e Classificações Standard da 46ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia.

Verificação de Recenseamento

Está disponível no Portal do Columbófilo o recenseamento para a época desportiva de 2019. Os sócios e colectividades deverão verificar se os dados recolhidos se encontram correctos, tomando particular atenção para eventuais alertas assinalados pelo sistema.

Os sócios que ainda não tenham entregue a Declaração de Privacidade em formato físico poderão fazê-lo de forma digital através do portal, até ao dia 16 de Dezembro de 2018. Lembramos que a falta desde documento anulará a inscrição dos respectivos associados e impedirá a participação em provas desportivas.

Regulamento Campeonatos Nacionais 2019

Para conhecimento geral divulga-se o Regulamento dos Campeonatos Nacionais 2019.

Chamamos a atenção para algumas alterações em relação aos articulados anteriores, nomeadamente, a introdução da categoria absoluta no campeonato do columbófilo e a adaptação relativa ao facto de, em 2019, apenas se disputar uma prova clássica de Valência.

Clássica Nacional Valência 2019

No ano de lançamento dos campeonatos inter-associativos e regionais a manutenção das duas provas de fundo nacionais (Valência), organizadas pela F.P.C., poderia, eventualmente, acarretar dificuldades acrescidas para a compatibilização de calendários associativos o que poderia ter reflexos negativos na viabilidade e êxito daqueles campeonatos.

No entanto, como sempre afirmámos “com a vossa colaboração saberemos, certamente, alcançar soluções equilibradas e exequíveis”. Foi com este espírito – procurar soluções equilibradas e exequíveis – e com o sentido de colaboração institucional que deliberámos, em reunião realizada no dia 16 de Julho, que na época desportiva de 2019 a FPC só irá realizar uma prova clássica de Valência.

Leia o Comunicado e consulte o Regulamento.

Perdidos e Achados

Encontrou um pombo-correio extraviado? Comunique aqui o seu achamento.