CARTAS DE TEMPERATURA
COMO SE INTERPRETA, DE UMA FORMA ELEMENTAR.

As linhas que unem iguais pontos de Temperatura (isotérmicas) estão marcadas com valores de 5 em 5º Celcius. Se forem negativas serão precedidas do sinal menos(-). As temperaturas tendem a aumentar dos Pólos para o Equador, existindo excepções à regra, especialmente sobre os continentes.

Primeiro exemplo:

Neste exemplo pode-se verificar que Portugal continental estará com temperaturas que variam de 20ºC na ponta de Sagres, até valores de 12ºC em Bragança e Miranda do Douro. Saliente-se que esta carta de previsão para as 06 horas do dia 22 de Outubro de 2004 representa um valor próximo da temperatura mínima. Em situações normais a temperatura mínima é atingida próxima do Nascer do Sol, pelo que a carta de previsão da temperatura válida para as 06 horas dará um valor próximo da temperatura mínima.

 

Segundo exemplo:

Neste exemplo pode-se verificar que Portugal continental estará com temperaturas que variam de 15ºC em toda a Costa Ocidental, até valores de 8ºC na Fronteira, com excepção à zona Oeste do Algarve. Saliente-se que esta carta de previsão para as 06 horas do dia 26 de Outubro de 2004 representa um valor próximo da temperatura mínima.

Especial atenção para a época de Maio, Junho e Julho, em que se começam a verificar temperatura elevadas para a columbofilia (valores superiores a 30ºC). Nesta época é de grande importância a previsão térmica para as 12 e 18 horas. Nunca esquecer que o valor da temperatura máxima se situa normalmente 2 a 3 horas depois do meio dia solar, pelo que este valor não aparece em nenhuma das cartas (carta das 12 e 18 horas). Dependendo da radiação solar que chega ao solo (relacionar ausência de nuvens ou não) a temperatura máxima pode ter valores 4 a 6  graus superiores ao previsto para as 12 horas desse dia.