Início   Programa   Mensagens   Imagens   Juízes   Regulamentos 

 

Mensagem do Presidente da República

   

Vivemos o entusiasmo de dinamizar um projecto com dimensão Ibérica numa modalidade que exige uma invulgar dedicação e tem sabido conquistar elevado prestígio além fronteiras, facto que com toda a justiça merece ser realçado.

É com muito gosto que me associo a esta Exposição Nacional e Ibérica de Pombos-Correio. O sucesso de tal iniciativa vai recompensar, estou certo, o empenho e o entusiasmo de todos quantos contribuíram para a concretização desta iniciativa, nomeadamente, a Associação Columbófila do Distrito de Lisboa.

Aproveito, ainda, a oportunidade para cumprimentar todos os participantes presentes neste evento, desejando-lhes as maiores felicidades desportivas e pessoais.

O Presidente da República

Jorge Fernando Branco de Sampaio

 

Mensagem do Primeiro-Ministro

   

Na oportunidade da realização da XXIX Exposição Nacional e XI Ibérica de Pombos-Correio, saudamos a realização deste evento e os seus organizadores e desejamos, para o mesmo, os maiores sucessos.

A importância desta modalidade no plano nacional e internacional, resultante da participação de que disfruta, da influência social que potencia e da própria tradição da modalidade, são razões mais do que suficientes para a organização deste evento em Portugal ao qual, justamente, nos associamos.

O Primeiro-Ministro

António Manuel de Oliveira Guterres

 

Mensagem do Ministro da Juventude e Desporto

   

A Associação Columbófila do Distrito de Lisboa, associa-se á Federação Portuguesa de Columbofilia e à Real Federação Espanhola, na organização em Portugal, no início do próximo ano, da XXIX Exposição Nacional e XI Exposição Ibérica de Pombos-Correio.

De grande e notória tradição, quer em Portugal quer em Espanha, este importante encontro columbófilo permitirá reunir, no pavilhão de exposições da Câmara Municipal de Torres Vedras todos os praticantes, amantes e curiosos desta modalidade, estimando-se um total de cerca de cinquenta mil visitantes.

Este evento, destaca-se, incontestavelmente, como uma verdadeira referência da columbofilia portuguesa, apresentando-se como mais uma excelente oportunidade para promover e difundir esta modalidade no nosso País, e contribuindo para valorizar a sua prática, bem como, o desempenho dos columbófilos em Portugal.

Importa, efectivamente, salientar o gosto e o interesse nacional por esta modalidade, actualmente praticada por cerca de 20.000 famílias, realidade amplamente reflectida pela estrutura associativa existente no nosso País.

Esta exposição constitui-se, ainda, como um importante veículo para a promoção do Município de Torres Vedras, contribuindo para a crescente valorização e desenvolvimento turístico de toda a região.

A realização conjunta desta notável iniciativa proporciona igualmente a oportunidade de evidenciar perante as estruturas federativas internacionais aqui presentes, o espirito empreendedor ibérico e todo o esforço e trabalho conjunto de preparação desta grande exposição columbófila.

Gostaria, assim, de felicitar a Associação Columbófila do Distrito de Lisboa, a Federação Portuguesa de Columbofilia e a Real Federação Espanhola, pelo empenho e dedicação com que se associaram na organização deste evento, referindo em particular o trabalho que estas entidades nacionais têm vindo a desenvolver em prol da columbofilia em Portugal, apoiando de forma significativa a sua prática em termos nacionais.

Queria, por conseguinte, saudar as autoridades locais, organizadoras, promotoras e patrocinadoras desta prova, incluindo todos os que, aos mais diversos níveis, se envolveram na sua concretização.

Gostaria, em especial, de saudar os columbófilos, portugueses e estrangeiros, que participarão neste importante acontecimento ibérico.

O Ministro da Juventude e Desporto

José Lello

 

Mensagem do Presidente do Congresso da F.P.C.

   

Estudos europeus recentemente divulgados pela Confederação do Desporto de Portugal indicam que o desporto tal como o conhecemos apenas é possível graças ao trabalho voluntário e à actividade benévola de pessoas e instituições.

Na actual legislação o "voluntariado é o conjunto de acções de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidas sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas".

Assim, importa sublinhar que no Ano Internacional do Voluntariado, a columbofilia surge, uma vez mais, como um belo exemplo de uma actividade solidária e construtiva.

A columbofilia vive em absoluta dependência do trabalho benévolo e voluntário exercido por um alargado grupo de cidadãos.

O associativismo na columbofilia é um movimento com grande expressão, que envolve cerca de 12000 dirigentes, e de tradições firmadas. Oitocentas Colectividades, catorze Associações Distritais e Regionais e a própria Federação são integralmente constituídas por dirigentes associativos, dos mais variados escalões etários e sócio-profissionais, que através de uma dedicação ímpar e totalmente graciosa, têm guindado esta modalidade a patamares de excelência reconhecidos a nível nacional e internacional.

A columbofilia - para além do plano desportivo - desenvolve um papel relevante no plano social. É, indiscutivelmente, uma actividade de interesse público. Refiro a título de exemplo a instalação de pombais nas escolas, nos lares de terceira idade, em instituições de recuperação de tóxico-dependentes, em jardins infantis...

A columbofilia é um desporto de família que incentiva a criação de laços de afectividade, valores que consideramos de primordial importância sublinhar face ao culto do individualismo tão característico nos actuais padrões sociais.

É neste quadro que devemos ter especial orgulho do trabalho desenvolvido pelas sucessivas gerações de columbófilos – dirigentes.

Fruto deste empenho, realizámos grandes jornadas desportivas: Olimpíadas, Campeonatos do Mundo, da Europa, Ibéricos e Ibero Latino Americanos.

Fruto desta dedicação, desenvolvemos fóruns e formação nas mais diversas áreas.

Fruto deste espirito de missão, criámos ao longo do tempo e com os nossos próprios meios, centenas de sedes sociais que estão ao serviço da comunidade onde estão inseridas, uma frota com largas dezenas de veículos pesados para transporte dos nossos pombos e informatizámos toda a estrutura associativa.

Fruto do nosso querer, guindámos o bom nome de Portugal aos quatro cantos do Mundo, sendo a columbofilia uma das modalidades com maior número de títulos internacionais conquistados.

Fruto de tudo quanto foi dito e de tudo quanto ficou por dizer, por não caber nesta singela saudação, conquistámos o orgulho de nos afirmarmos COLUMBÓFILOS.

Finalmente, uma palavra de agradecimento aos dirigentes da Associação Columbófila do Distrito de Lisboa, extensiva a todos os que anonimamente contribuíram para o êxito desta Exposição, que não só honraram os seus compromissos como deram cabal exemplo do elevado nível organizativo que caracteriza os grandes eventos columbófilos.

A todos o meu muito obrigado.

O Presidente do Congresso da
Federação Portuguesa de Columbofilia

Prof. Dr. Joaquim Rodrigues Branco

 

 

Mensagem do Presidente da F.P.C.

   

A XXIX Exposição Nacional e XI Exposição Ibérica será mais um belo exemplo de divulgação da modalidade, da sua pujança e projecção, muito para além do muro das instituições columbófilas.

O Presidente da F.C.I., D. Carlos Marques Prats, tem afirmado que a columbofilia portuguesa está na vanguarda universal em organização e em qualidade, sendo um exemplo para muitos países.

À semelhança, as exposições nacionais com o grande empenhamento das Associações suas co-organizadoras com a FPC, tem vindo a melhorar as performances nas várias vertentes desta grande festa da nossa modalidade.

Ao ter acompanhado a evolução da organização fiquei com a convicção, que será um êxito absoluto, ficando na memória de todos os visitantes, marcando mais uma página (especial) dourada na história da columbofilia nacional.

Os nossos "hermanos" columbófilos, que há muitos anos partilham com os portugueses as Exposições Ibéricas sairão de Torres Vedras crentes que mais uma vez valeu a pena este evento ibérico e certamente surpreendidos por mais este grande salto qualitativo da columbofilia.

Parabéns à Associação Columbófila do Distrito de Lisboa pela excelência desta Exposição, pelo convívio com Torreenses, columbófilos portugueses e espanhóis e uma palavra de agradecimento a todos os que possibilitaram este magnifico evento, autarquias (em especial à Câmara Municipal de Torres Vedras), patrocinadores, Associações, Clubes e Columbófilos participantes.

Bem haja a Sua Excelência o senhor Presidente da República por ter aceite presidir à Comissão de Honra. Os columbófilos portugueses jamais esquecerão este gesto, da mais alta figura do nosso país, em prol da columbofilia portuguesa.

O Presidente da Federação
Portuguesa de Columbofilia

Dr. José Tereso

 

Mensagem do Presidente do Conselho Nacional de Juízes

   

Torres Vedras e Distrito de Lisboa em festa.

Em festa, porque vai abrir as suas galerias de arte e empenho do trabalho desenvolvido durante o ano, pelos agentes da columbofilia (columbófilos, pombos e dirigentes), sendo também, o coroar dos êxitos alcançados pelo país columbófilo que somos.

Festa pelo reencontro de amigos que, de norte a sul, vêm confraternizar, trocar pontos de vista.

Festa para os nossos amigos columbófilos de Espanha, que para além das naturais trocas de experiências, vêem rever os seus amigos portugueses e mostrar os seus melhores pombos.

Festa, também, para os Juizes Classificadores que dão a conhecer o seu savoir-faire na arte de julgar pombos-correio.

Finalmente, festa para os agentes comerciais ligados à modalidade, expondo as últimas novidades destinadas á Columbofilia.

Por tudo isto, estou certo que a Associação Columbófila do Distrito de Lisboa, saberá estar à altura dos seus pergaminhos ao mais alto nível.

O Presidente da Conselho
Nacional de Juízes

José Maria Gonçalves dos Santos

 

Mensagem do Presidente da A.C.D.L.

   

Uma vez mais o Distrito de Lisboa tem a honra e o privilégio de receber os mensageiros da paz. O amor ao pombo correio, o espirito de amizade e solidariedade são valores que a todos nos une. O pombo correio, enquanto símbolo da paz e da concórdia entre os homens e a columbofilia como modalidade desportiva estruturante destes valores são o nosso modesto contributo para a construção de um mundo melhor.

Num tempo sem tempo para a liberdade, num tempo sem tempo para a felicidade, num tempo sem tempo para o sorriso de uma criança... convido-vos a reflectir e a partilhar connosco o símbolo imemorial dos homens de boa vontade: o pombo correio!

O elenco directivo a que presido propôs-se, desde o primeiro momento, a recolocar Lisboa na rota dos grandes eventos columbófilos. Este constitui sem dúvida o momento ideal para recordar um passado escrito em páginas douradas, a reequacionar o presente e a projectar o futuro. Assumimos a organização da XXIX Exposição Nacional e XI Exposição Ibérica de Columbofilia conscientes das responsabilidades que advêm de tão prestigioso evento. Aceitámos o desafio porque acreditamos na nossa capacidade organizativa, como expressão de uma vontade indomável de projectar Lisboa e a sua columbofilia para o seu verdadeiro lugar no cenário desportivo português.

Pretendemos que esta exposição constitua ponto de encontro de velhos amigos, e, simultaneamente um ponto de partida de novas amizades.

Resta-me saudar os milhares de columbófilos que se deslocaram de toda a Península Ibérica e esperar que tenhamos sabido merecer a vossa confiança.

Se é verdade que quando um homem sonha o Mundo pula e avança... permitam-me agradecer a todos quantos tornaram possível a concretização deste sonho.

Faço votos para que tenham uma boa estadia na hospitaleira cidade de Torres Vedras e que levem convosco a alegria e o calor humano que depositámos, desde a primeira hora, na organização conjunta com a Federação desta vossa exposição.

Presidente da Associação
Columbófila Distrital de Liboa

José Luís Quintans